Pesquisar este blog

Lei sobre direito autoral (9610/98)
Capítulo IV
Das Limitações aos Direitos Autorais

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra;

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Jesus é Deus! Estudo mais completo da Internet

IV- JESUS CRISTO
                Dizem que Jesus Cristo é o arcanjo Miguel, o primeiro ser criado diretamente por Jeová (primogênito), um deus poderoso, o qual foi obreiro de Jeová para criar o mundo e que não deve ser adorado. A crença em vários deuses e adoração de apenas um chama-se Monolatria ou Henoteísmo.
 resposta:
4.1-  Jesus é eterno, não foi criado.
                João 1:1; Is 9:6; Hb 13:8; Mq 5:2; Jo 8:58; Cl 1:17; compare Is 44:12,13 com Ap 1:17-18;  2:8; 22:13. Se Jesus foi a primeira criatura de Deus Pai, por meio do qual Jesus fez o mundo, então como explicar Is 44:24? Esse versículo só pode ser explicado coerentemente admitindo-se que SENHOR (Jeová) se refere neste versículo à Deus [isto é, o Deus triúno – Pai , Filho e Espírito Santo, pois os três recebem esse nome, como veremos].
A)- Primogênito (prototokos) pode significar ‘preeminente’ ou ‘primeiro filho’.  Sl 89:20,27; Ex 4:22 e Jr 31:9 mostram que primogênito significa ‘aquele que tem a preeminência’, até os salvos são chamados de primogênitos Hb 12:23. O primogênito era autoridade sobre seus irmãos Gn 29:32; 37:19-22; tinha também porção dobrada da herança Dt 21:17.  Cl 1:15 apresenta Jesus como O Criador, Cl 1:17 como antes de todas as coisas e Cl 1:18 como o preeminente, assim Jesus tem a preeminência sobre toda a sua criação. No caso de Jesus, como em outros acima citado, não significa ‘primeiro filho’. Veja:
20 Encontrei Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi.
27  Fá-lo-ei, por isso, meu primogênitoo mais elevado entre os reis da terra.
Ex 4:22  Dirás a Faraó: Assim diz o SENHOR: Israel é meu filho, meu primogênito.
Jr 31:9  Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho reto em que não tropeçarão; porque sou pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito.
Cl 1:15  Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
16  pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.
17  Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.
18  Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia
B)- Unigênito (monogenes), mono = único(genes) vem de genos = raça, tipo. Portanto único do tipo, singular. Por isso Jesus é chamado de Deus unigênito (Jo 1:18). Filho unigênito significa único filho daquele tipo (Jo 3:16,18; I Jo 4:9). Isso é reforçado pelo fato de Deus ter outros filhos Jó 1:6 (“anjos”),Os 1:10; Jr 31:9,20; Ex 4:22 (homens), portanto unigênito com respeito a Jesus não significa único  no sentido simples da palavra, mas sim singular, pois Ele é divino como o Pai. Leia Hb 11:17, onde diz que Isaac era o unigênito de Abraão, embora ele não fosse o único filho Hb 16: 15, Ismael foi o primeiro filho de Abraão. Isso é mais uma prova que o termo unigênito não significa sempre ‘único filho’.
C)- Princípio (arche), significa fonte, origem (Ap 22:13; 3:14). Jesus é a fonte e a origem de todas as coisas.O Pai é também o princípio Ap 21:6
D)- Filho de Deus (tem dois significados)
                Termo funcional que indica a posição voluntária assumida pelo Verbo eterno quando na sua forma humana (Fl 2:7,8). É também um título messiânico (Mc 14:61). O Verbo eterno que estava e está ao lado de Deus Pai assumiu a posição de Filho ao encarnar-se, e a Pessoa divina que estava no céu assumiu o papel de Pai, pois Jesus se tornou obediente e dependente do Pai até a morte de cruz, voluntariamente (Fl 2:6-8).  “Eu lhe serei por Pai e ele me será por Filho”(Hb 1:5).Vemos neste versículo a decisão da Trindade em que uma das Pessoas assumisse a forma humana, esvaziando-se da manifestação dos poderes da Divindade (Jesus Cristo). Assim a Pessoa Divina que ficou no céu assumiu o papel de Pai dando ordens e orientações (Jo12:49; 7:16; 17:8), Jesus Cristo assumiu o papel de Filho seguindo as orientações do Pai (Lc 22:42) e o Espírito Santo assumiu o papel de capacitador de Cristo (At 10:38; Hb 9:14; Lc 4:14-18;etc.) para realização da obra da redenção.
                Portanto o termo Filho é temporal, ligado à concretização da Restauração de todas as coisas (At 3:21; Ef 1:10). Pois Jesus assentado à direita de Deus Pai exerce o papel de mediador e Sumo-sacerdote (I Jo 2:1; I Tm 2:5) hoje. Jesus entregará o reino ao Pai após restaurar todas as coisas terminando sua missão. Assim Deus (a Trindade) será tudo em todos (I Co 15:24-28). Pois o trono  eterno é de “Deus e do Cordeiro”(Ap 22:1,3). Com isso Jesus não exercerá mais a função de sumo-sarcedote ou mediador, pois tudo estará restaurado, não terá o Pai como cabeça, pois o plano da redenção universal estará consumido (Ap 21:1-4; 22:1-5). A expressão sacerdote para sempre de Hebreus 5:6 significará título adquirido (mesmo que um advogado pare de exercer sua função, será sempre um advogado).
                Obs* Por outro lado o termo ‘filho de’ denota a relação e participação como por exemplo filhos do reino Mt 8:22; filhos da ressurreição Lc 20:36; filho de paz Lc 10:6; filho da perdição Jo 17:12; filho do homem Mc 2:10 [que significa ter a natureza humana ]. Cristo algumas vezes  se intitulou Filho de Deus no sentido de ter a natureza divina (ou seja, ser Deus)  como em Jo 5:17-18 e Jo 10:30-39, declarando ser igual a Deus Pai em natureza, portanto declarando ser Deus.  A prova é o fato dos judeus pegarem pedras para apedrejá-lo por blasfêmia Lv 24:10-13.


Resumo:
Jesus é chamado de Filho de Deus em dois sentidos:
1- Filho de Deus=Deus, que tem a natureza Divina.
2- Filho de Deus= aquele que está em obediência a Deus. Assim se aplica a anjos Jó 1:6; homens Jo 1:12 e Jesus Hb 1:5
As posições de Cristo:

I.      Ao lado de Deus Pai no princípio, em igualdade de posição (Jo 1:1,2).
II.    Na forma humana mortal, limitando-se a si mesmo voluntariamente (Fl 2:5-8), por isso disse: “o Pai é maior do que eu”(Jo 14:28), dependendo do Espírito Santo.  Jesus enquanto homem mortal foi menor que os anjos Hb 2:7.
III.  No momento presente vivendo na totalidade do seu Ser, isto é, exercendo sua onipotência, onipresença e onisciência. Mas por ocupar a função de mediador tem como cabeça o Pai. Evidentemente isto não significa ser menos poderoso ou inferior, pois voluntariamente em favor do homem assumiu esta posição.
IV.  No futuro, quando tudo estiver restaurado, após se sujeitar ao Pai entregando o Reino a Ele. Então Cristo estará na posição em que estava no princípio, isto é, não tendo como cabeça o Pai (I Co 11:3).O homem é o cabeça da mulher, mas isso não significa que ele seja mais humano que ela. Assim Jesus não é menos Deus  que o Pai..

Observações:
                Provérbios 8:22 na TNM diz “Jeová me criou” referindo-se à sabedoria, a qual afirma ser Jesus Cristo.
                Os mais conceituados em hebraico reconhecem que o sentido primordial de qanah  é “possuir, adquirir, comprar”. Se Deus tivesse criado a sabedoria, então antes desse momento não teria sabedoria, então como criaria? Isso é irracional. Antes Deus possuiu, utilizou, usou a sabedoria para criar todas as coisas, pois a sabedoria é um dos atributos de Deus. I Co 1:24 não prova que a sabedoria de Pv 8:22 é Cristo. Antes diz que a sabedoria que Paulo pregava não era a de belas palavras, sabedoria grega, mas sim Cristo crucificado ( I Co 1:22,23,30; 2:1-8). A sabedoria em Provérbios foi utilizada como figura de retórica, a personificação para esclarecer a importância da sabedoria na vida de qualquer pessoa (Pv 1:5; 2:1-7; 4:5-8; 7:1-4).
                Leia Provérbios 1:20-30; 8:1-36; 9:1-12 e veja que se refere à personificação da sabedoria e Pv 9:13-18 à personificação da loucura.
                O Salmo 2:7 em conexão com Hb 1:5,6 mostra que Jesus foi gerado na encarnação recebendo o título de “Filho”(Mt 1:20) ,e em conexão com At 13:31-33 evidencia que Jesus foi gerado na ressurreição com corpo espiritual glorioso (I Co 15:43-45). Isso não quer dizer que Jesus Cristo foi criado.

4.2- Jesus é onipotente.
                Mateus 28:18; Fl 3:21; Ap 1:8; Ef 1:20-22; Hb 1:3; Is 9:6; etc.
                O termo Deus poderoso ou Deus forte de Is 9:6 é o mesmo aplicado em Jr 32:18 e Is 10:20,21.É o mesmo título de Jeová. É o mesmo que todo poderoso.
                Observação: “é me dado”, Mateus 28:18 fala da retomada da manifestação dos poderes aos quais Jesus abriu mão na encarnação (Fl 2:7; Jo 17:5). Ver 4.5 letra G.

4.3- Jesus é onisciente.
                Ap  2:23 compare com Sl 7:9 e 139:1-3["sonda as mentes e os corações"];  Cl 2:2,3; Jo 21:17; Hb 1:3; etc.
                Em Mc 13:32 Jesus disse que não sabia o dia de sua volta, pois não estava utilizando seu atributo (onisciência), por estar na forma humana. Ver 4.5 item G.
                Se “ninguém”, exclui o Espírito Santo neste versículo como afirma as Testemunhas de Jeová, então Ap 19:12 privaria o Pai de conhecer o novo nome de Jesus. Jesus em Mc 13:32 não fez nenhuma referencia ao Espírito Santo. Ver Trindade.
                Apocalipse 1:1”Revelação de Jesus Cristo que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos (...)”. Esse versículo apenas mostra que o Pai pediu ao Mediador (Jesus Cristo) para passar a revelação acerca das coisas que vão acontecer. Leia 4.1 item D.

4.4- Jesus é onipresente.
Mateus 18:20; 28:20; Ef 1:23; Hb 1:3; etc. Compare Ef 1:23 com Jr 23:24

4.5- Jesus é Divino.
                Isto se evidencia pelo fato de ser Onipotente, Onisciente, Onipresente, Eterno, por outros atributos, direitos e títulos divinos. Ap 1:13 identifica Jesus com o ancião de dias de Dn 7:9 [Deus]
A)- O próprio Pai chama Jesus de Deus (Hb 1:8).

B)- João 1:1 diz que o Verbo (a Palavra) estava com Deus, isto é, era uma Pessoa Divina distinta (“de frente” ou “olhando para” no grego). Diz também que Jesus é Deus . A ausência de artigo entre o substantivo e o verbo no grego significa igualdade de essência. Portanto Jesus e o Pai têm a mesma Essência Divina. Nos versículos 6, 12 e 18 Deus no grego está também sem o artigo, mas as Testemunhas de Jeová só traduziram Jo 1:1 por “(um) deus”. Isso mostra a parcialidade das Testemunhas de Jeová.
Os TJ no livrete “Deve-se crer na trindade ?” exibem 9 traduções para afirmar que nossas Bíblias estão traduzidas incorretamente, mas 7 delas aparecem expressões como “a Palavra era divina” ou similares, que nada comprometem a Divindade ou Deidade Absoluta de Jesus [Ver letra E)]; só 2 estão traduzidas erradas:  a TNM e a The Emphatic Diaglott [traduzida por um membro de uma seita que nega a divindade de Jesus]. Sendo que ambas versões são publicadas pela STVBT.
 Também no livro ‘Raciocínios à base das escrituras’  cita vários eruditos que dizem a respeito de Jesus na p. 409  “um ser divino” “o Verbo era divino” “o Verbo tinha a mesma natureza de Deus”, isto está de acordo com a tradução “o verbo era Deus”. Além de tudo Is 43:10; 44:6; 45:5,14, 21-22; Dt 4:35-39; 32:39; etc., enfatizam que não existem outros deuses, portanto chamar Jesus de deus contradiz a Bíblia. I Co 8:4 afirma que aqueles que são apenas chamados de deuses, assim como Satanás 2 Co 4:4. Pois são deuses falsos, só há um Deus verdadeiro. Crer na existência de vários deuses e adorar somente um é monolatria

Obs* A Sociedade Torre de Vigia usou por muitos anos uma tradução de um ex-padre que aderiu ao espiritismo por traduzir “a Palavra era um deus”, que dizia receber orientação de espíritos para tradução do N.T “Sob esta impressão, Greber esforça-se para fazer que sua tradução do Novo Testamento soe bem espírita... É bem claro que os espíritos nos quais o ex-padre Greber crê lhe ajudaram na sua tradução.” (A Sentinela, 01/10/1956, p. 187). Mas depois de ser criticada por citar tal tradução em seu favor várias vezes em sua literatura, a STVBT alegou ter descoberto a conecção com os espíritos somente em 1983 na revista A Sentinela 01/10/1983, p. 31: “Esta tradução foi usada ocasionalmente em apoio à interpretação de Mt 27:52-53 e Jo 1:1, como apresentada na TNM e outras versões bem fundamentadas da Bíblia. Mas como indicado em um prefácio da edição de 1980 de O Novo Testamento por Johanes Greber, este tradutor recorria ao “Mundo Espiritual de Deus”para o esclarecer sobre como deveria traduzir as passagens difíceis. É anunciado que: ‘Sua esposa, uma médium do mundo Espiritual de Deus, era freqüentemente o instrumento usado para trazer as respostas corretas dos mensageiros de Deus ao pastor Greber’. A Sentinela considerou impróprio fazer uso de uma tradução que tenha uma descrição tão similar ao espiritismo ( Dt 18:10-22). ..Nada se perde portanto, ao parar de usar seu Novo Testamento”. Isto mostra duas coisas, a tradução “era um deus” tem apoio dos demônios, e que a STVBT recorre a mentiras para justificar suas ações    

C)- Jesus disse “Eu sou”(ego eimi) em João 8:24,28,58; 18:5,6 identificando-se com Yahweh Ex 3:14. Pois a versão grega do Antigo Testamento feita pelos judeus (Septuaginta) traz ego eimi em Ex 3:14. Interessante é que a TNM exceto em Jo 8:58 não traduziu ego eimi por  “eu tenho sido”  mas por “Sou eu”; só neste versículo deturpou a tradução. 
A STVBT reconhece que Ex 3:14 pode ser traduzido por “Eu Sou”: ´Até mesmo dirigindo-se ao seu povo a fim de explicar a sua volta a ele no Egipto, Moysés falou o nome de Deus para identificar Aquele que o estava devolvendo ao Egipto. Lemos: ‘Disse Deus a Moysés: EU SOU O QUE SOU; e acrescentou: Assim dirás aos folhos de Israel: EU SOU [hebraico Ehyeh] enviou a vós..” (Seja Deus Verdadeiro, 1949, p. 22) Isto também ocorre em ‘A Verdade vos tornará livres’, 1946, p.31; Está Próximo o Reino, p.95, 1953 e Riquezas p. 135, 1936.

D)-Por ter Jesus a mesma Essência Divina do Pai, portanto o mesmo princípio de ação (Jo 10:30; 14:10,11; 17:21) Jesus dizia ser Divino e por acusação de blasfêmia os judeus tentaram apedrejá-lo (Jo 5:18 e Jo 10:33). “igual”(ison), igual em qualidade e quantidade. Ver 4.1 D) Obs*

E)-Cl 2:9 diz que em Jesus “habita”(presente) toda a plenitude da Divindade ou Deidade (Essência Divina) que no grego é theotetos. As Testemunhas de Jeová traduzem esta palavra por “qualidade divina”(theiotes), mas a TNM com referências traz uma nota de rodapé reconhecendo ser “divindade”, apesar de não inserir esta palavra no texto sagrado. “theiotes” aparece em Rm 1:20 e não em Cl 2:9. Assim Cl 2:9 mostra que Jesus é 100% Divino. O livro ‘Raciocínios à base das Escrituras, p. 413 diz: “Segundo o Greek-English Lexicon, de Liddel e Scott, the-ó-tes...significa ‘divindade, natureza divina’” Depois argumentam que também os seres humanos tem a mesma natureza, porém não têm a mesma idade ou são coiguais; logicamente porém, os humanos não têm natureza angelical, nem os anjos natureza divina; ou seja cada ser têm uma natureza, e Jesus tem toda a natureza de Deus, assim como todo homem tem a natureza humana e todo anjo tem a natureza angelical.  Quem tem 100o/o de natureza humana é homem, quem tem 100o/o de natureza angelical é anjo, e quem tem 100o/o de natureza divina é Deus. Plenitude significa 100o/o. O livro da STVBT ‘A verdade vos tornará livres’,1946, p. 35 reconhece que Jeová é divino: “Sendo Deus (Elohim), Jeová é divino. Ele é a Divindade ou O Divino.”


F)- A tradução literal de Cl 1:19 é “Porque Nele agradou-se em habitar toda a plenitude” NVI, a palavra Deus (theos) não aparece neste versículo no original grego, como em outras traducões em português. Este versículo ensina que em Jesus residiu toda a plenitude da Essência Divina na sua forma humana Cl 1:20, por isso Jesus era a imagem (expressão visível) do Deus invisível Cl 1:15.  
              
G)- Filipenses 2:6 traz a palavra subsistindo ou sendo (hyparchon) que está no particípio presente, significando portanto “permanecendo” ou “não deixando de ser”. A palavra “forma”(morphe) designa atributos essenciais e não simplesmente o exterior. A palavra traduzida por “usurpação” pode ser traduzida como “apegar-se com força”. Assim traduz a NVI “o qual embora sendo Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia apegar-se”  a AR “o qual subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus, coisa a que se devia apegar” e a NTLH “Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus”. Essas traduções deixam o sentido do texto mais evidente pois o v.7 diz: “antes a si mesmo se esvaziou(...)” ou “abriu mão de tudo..”, deixando o exemplo de humildade para nós Fl 2:5. Contudo como diz a maioria das versões “não julgou como usurpação o ser igual a Deus”, evidencia que Jesus enquanto na forma humana não usou de seus atributos divinos “antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens;” Fl 2:7. 
                A palavra esvaziou-se (kenosis) em Fl 2:7 envolve três aspectos:

I.      Encobrimento da glória pré-encarnada Jo 17:5

II.     Aceitação das limitações humanas Fl 2:7

III.   O não uso voluntário de alguns de seus atributos durante sua vida terrena (onisciência, onipresença e onipotência) ficando dependente dos Dons do Espírito Santo Lc 3:22; 4:1,14,18,19; Mt 12:28; At 10:38; Hb 9:14; etc.


H)- O evento da transfiguração Mt 17:1,2 mostra a Deidade de Jesus pois Ele foi “transfigurado”(metamorphoõ); ‘manifestação exterior da natureza interior’.

I)- Leia Is 42:8 e compare com Jo 17:5 [este texto mostra que o Pai não dá sua glória a ninguém, contudo Jesus aí reivindica a sua [de Jesus]glória divina que possuía com o Pai; que foi cumprido em Mt 28:18]. Compare também Is 6:3,10 e com Jo 12:40,41 veja que há uma unidade de Substância entre o Pai e o Filho, porque Jesus em Jo 12:40 citou Is 6:10 e logo em seguida disse que Isaías viu a sua glória Jo 12:41, certamente se referindo a Is 6:3.

J)- O A.T. faz menção do Anjo (que significa, Mensageiro) distinguindo-o de outros. Esse mensageiro é identificado como Yahweh Gn 31:11-13; Ex 3:2-6; Gn 16:10; 22:16; Jz 6:11-24; etc. Ele pode ser identificado como Jesus Cristo antes de sua encarnação manifestando-se visivelmente aos homens (teofania).Ver Ml 3:1b e compare Jz 13:18 com Is 9:6. No N.T. não há mais referência ao “Anjo do Senhor”, Mt 1:24 é referente a Mt 1:20.

K)-Jesus é ressuscitador de si mesmo Jo 2:19; Jo 10:18 este último diz claramente que o poder de retomar a vida estava em Jesus. Ao contrário disso quando Jesus disse a mulher que foi curada “a tua fé te curou” evidentemente o poder estava em Jesus e não nela, portanto ela não curou a si própria, diferentemente do que Jesus fez, ressuscitou a si mesmo. 


Jo 2:19  Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei.
20  Replicaram os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu, em três dias, o levantarás?
João 10:17  Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir
João 10:18  Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.
para maiores detalhes click
Com isso vemos  que o raciocínio das TJ é enganoso “Da mesma forma, Jesus, pela sua perfeita obediência como homem, proveu a base moral para que o Pai o ressuscitasse dentre os mortos, reconhecendo assim a Jesus como Filho de Deus. Por causa de seu proceder fiel na vida, podia-se dizer corretamente que Jesus foi ele próprio responsável pela sua ressurreição.”(Raciocínios à base das Escrituras, p.416).  Evidentemente o Pai e o Espírito Santo tiveram participação na ressurreição, pois eles sempre agem em conjunto I Co 6:14; I Pe 3:18. Ver Trindade.  Jesus é preservador de tudo que existe (Hb 1:3; Cl 1:17), logo ele é Deus.

L)- Jesus recebeu adoração mesmo quando estava na forma humana mortal (Mt 2:11; 8:2; 9:18; 15:25; 21:15,16; Lc 19:38-40; Jo 9:38; etc.) e após ressuscitado (Mt 28:9 ). Pois deve ser adorado de igual modo como o Pai (Jo 5:23; 16:14; Hb 1:6; II Pe 3:18; Fl 2:10,11; Ap 5:11-14).
                A palavra adorar (proskyneo) se refere à adoração a Deus Pai (Mt 4:24; Jo 4:24), ao diabo (Lc 4:7; Mt 4:9), aos anjos (Ap 22:9), aos homens (Ap 14:9; At 10:25), aos ídolos (At 7:43; Ap 16:2) e à Jesus Cristo. A TNM quando se refere a Cristo traduziu esta palavra por “prestar homenagem” e nos outros casos por “adorar”, isto ocorreu porque até 1954 as Testemunhas de Jeová ensinavam a adoração a Jesus Cristo. Na época  do N.T. não se usava mais prostrar diante de um homem como no A.T. Se prostrar diante de um homem no N.T. é adoração (At 10:25,26). Só Deus pode ser adorado. Veja o que diz a revista Sentinela em inglês[ The Watchtower, julho de 1898, p. 4]: “Sim, cremos que Nosso Senhor Jesus enquanto esteve na terra foi realmente adorado e corretamente assim procedido”  
Se voce tem a TNM de capa verde, podrá ler em Hebreus 1:6 que é a citação de Dt 32:43 no final diz "e todos os anjos de Deus o adorem" preservada nos MANUSCRITOS DO MAR MORTO e pode ser vista no comentário da Nova versão Internacional . Também consta na Septuaginta como pode ser verificado na TNM com referências, de Hb 1:6 e Dt 32:43
click
http://testemunhasdejeovarefutadas.blogspot.com.br/2013/03/jesus-adorado-pelos-anjos.html


M)-Deus se revelou a Israel como (gô’el) “redentor do parente”, isto é, Redentor de seu povo em aliança [Ex 6:6; 15:13; Is 43:1; Sl 19:14 (15 na Bíblia Hebraica)]. Como podia Deus vir a tornar o gô’el dos judeus? Deus era o Pai de Israel por criação, é certo, mas o gô’el implicava num relacionamento, ou parentesco de sangue, em sentido físico. Assim foi que o verbo se tornou um de nós a fim de poder redimir-nos da culpa e da penalidade de nosso pecado.” Leia 25:48,49.    (Enciclopédia de Dificuldade Bíblicas. Editora Vida p. 345)
N)- Leia o quadro de títulos e direitos do Pai e do Filho. Ver Trindade.


         TÍTULOS

               PAI

           FILHO
   Senhor
  Ap 11:15
I  ICo 8.6;  Rm 10:9,13;  Jd 4;  Fl 2:11
     Iavé
I Sm 2:2
Zc12:10; 14:5; Is 40:3; Ml 3:1; Mt 3:3. Compare Jo 8.58 c/ Ex 3:13-15
       Deus
   Is 43:10
Hb 1:8; Is 9:6; Fl 2:6; Jo 1:1,18; 20:28;  I Jo 5:20 ;    Rm 9:5; Tt 2:13; 2 Pe 1:1.
Verdadeiro
    Deus
   Jo 17:13
I Jo 5:20
    Rocha      
Is 44:8
I Co 10:4
    Pastor
Sl 23:1
  Hb13:20; Jo 10:11.
Senhor dos
  Senhores
  Dt 10:17
I Tm 6:15; Ap 19:16.
Salvador
Is 43:11
At 4:12; Tt 2:13; Jo 3:8
 Santo
Lv 19:2
At 4:27; 3:14
Justo
Sl 7:9
At 3:14; I Jo 2:1
­Primeiro e
Último
Is 44:6
Ap 1:17; 2:8; 22:13
Perdoador
Sl 103:3
Mt 9:5-6
Criador
Is 45:18
Jo 1:2-3; Cl  1:16-18
Senhor da
  Glória
Sl 24:l0
I Co 2:8
Bom
Mt 19:17
Jo 10:11; II Co 10:1; At 10:38
Mestre
Is 48:17
Mt 23:8

O)- Jesus por ser Deus não é o arcanjo [significa, anjo chefe] Miguel , uma criatura da mesma hierarquia de Satanás (Jd 1:9), Miguel disse: “O Senhor te repreenda”. Miguel é um “dos primeiros príncipes”(Dn 10:13). Satanás era um querubim (uma classe específica de anjos, assim como os serafins), hoje é o líder dos demônios Jo 12:31; 14:30; Ef 2:2; Ap 12:3,4, pois era um anjo chefe no céu [arcanjo] que provavelmente conduzia os anjos em louvor a Deus (principal atividade celestial). Portanto Miguel não é Jesus Cristo, pois Jesus é o Senhor (Fl 2:11) e não “um dos primeiros príncipes”(Dn 10:13). Miguel é um dos arcanjos.

P)- A STVBT afirma que Jeová criou Jesus e estes criou todas as outras coisas, se isto é verdade como então Jeová afirma ter feito tudo sozinho Is 44:24? A resposta é que SENHOR ou Jeová neste versículo se refere a trindade, pois tanto o Pai, como Jesus, como o Espírito Santo são chamados de Jeová.
 

4.6-Observação:
                As Testemunhas de Jeová dizem que Jesus Cristo representa um papel secundário na criação do universo, porque é dito que por intermédio de Cristo passou ela a existir”(Jo 1:3). Mas também referente ao Pai a Bíblia usa a mesma palavra grega em Romanos 11:36 e Hebreus 2:10. Portanto esta palavra não significa apenas mediação, mas causa primeira de algo.

prova racional que Jesus é o criador

http://testemunhasdejeovarefutadas.blogspot.com.br/2017/03/prova-racional-que-jesus-nao-e-uma.html

Um comentário: