Pesquisar este blog

Lei sobre direito autoral (9610/98)
Capítulo IV
Das Limitações aos Direitos Autorais

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra;

terça-feira, 24 de março de 2015

Deus é onisciente? ou usa seletivamente seus poderes de presciência?

As Testemunhas de Jeová na tentativa de conciliar a predestinação e o livre arbítrio, decidiram defender o ensino que Deus não sabe todas as coisas pois caso contrário isso anularia o livre arbítrio, o que na verdade é um equívoco.

Apesar de abominar o calvinismo, utilizam da mesma tática de negar que a palavra todos pode significar literalmente todos, mas alguns versos deixam muito claro que todos pode significar todos:

A bíblia diz que:
  • Deus conhece todos os moradores da  Terra
  • Deus sonda o coração de todos os ímpios e justos.
  • Deus esquadrinha todos os pensamentos do coração
  • Deus conhece todos os caminhos do homem
  • Deus conhece todos os passos do homem
  • Deus conhece até mesmo a quantidade de cabelos e o número de pássaros
  • Deus  julga cada um por conhecer cada pensamento e intenção do coração

Hebreus 4:13 E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.
1 Crônicas 28:9 Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre.
Salmos 139:3 Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.
Jeremias 20:12 Tu, pois, ó SENHOR dos Exércitos, que provas o justo e esquadrinhas os afetos e o coração, permite veja eu a tua vingança contra eles, pois te confiei a minha causa.
Salmos 26:2 Examina-me, SENHOR, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos.
Salmos 139:23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos;
Provérbios 21:2 Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o SENHOR sonda os corações.
Romanos 8:27 E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.
Apocalipse 2:23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.
João 21:17 Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.
Mateus 6:8  Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.
Mateus 6:32  Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
Mateus 10:30  E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados.
Jó 11:11  Porque ele conhece os homens vãos e, sem esforço, vê a iniqüidade.
Jó 34:21  Os olhos de Deus estão sobre os caminhos do homem e vêem todos os seus passos.
Salmos 14:2  Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus.
Salmos 33:13  O SENHOR olha dos céus; vê todos os filhos dos homens;
Salmos 33:14  do lugar de sua morada, observa todos os moradores da terra,
Salmos 33:15  ele, que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras.
Salmos 33:16  Não há rei que se salve com o poder dos seus exércitos; nem por sua muita força se livra o valente.
Salmos 33:18  Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia,
Salmos 102:19  que o SENHOR, do alto do seu santuário, desde os céus, baixou vistas à terra,
Salmos 139:1  SENHOR, tu me sondas e me conheces.
Salmos 139:2  Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.
Salmos 139:3  Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.
Salmos 139:4  Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda.
Provérbios 5:21  Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele considera todas as suas veredas.
Provérbios 15:3  Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.
Isaías 29:15  Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do SENHOR, e as suas próprias obras fazem às escuras, e dizem: Quem nos vê? Quem nos conhece?
Jeremias 17:10  Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.
Amós 4:13  Porque é ele quem forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual é o seu pensamento; e faz da manhã trevas e pisa os altos da terra; SENHOR, Deus dos Exércitos, é o seu nome.
Lucas 16:15  Mas Jesus lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece o vosso coração; pois aquilo que é elevado entre homens é abominação diante de Deus.
Atos 1:24  E, orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual destes dois tens escolhido
1 Ts 2:4  pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração.
Hebreus 4:13  E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.
Apocalipse 2:23  Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras
Salmos 56:8  Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?
Isaías 41:22  Trazei e anunciai-nos as coisas que hão de acontecer; relatai-nos as profecias anteriores, para que atentemos para elas e saibamos se se cumpriram; ou fazei-nos ouvir as coisas futuras.
Isaías 41:23  Anunciai-nos as coisas que ainda hão de vir, para que saibamos que sois Deus; fazei bem ou fazei mal, para que nos assombremos, e juntamente o veremos.
Isaías 44:7  Quem há, como eu, feito predições desde que estabeleci o mais antigo povo? Que o declare e o exponha perante mim! Que esse anuncie as coisas futuras, as coisas que hão de vir!
Isaías 44:8  Não vos assombreis, nem temais; acaso, desde aquele tempo não vo-lo fiz ouvir, não vo-lo anunciei? Vós sois as minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.
Jeremias 1:5  Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.


As testemunhas de Jeová se opõe a doutrina da Onisciência de Deus por se opor a Doutrina Calvinista da predestinação e pensam que a Onisciência define, limita, causa um evento, eliminando assim o livre arbítrio.
Pensam que a única alternativa de combinar livre arbítrio e predestinação é negar que Deus conhece todas as coisas literalmente. 

Vejamos pontos importantes sobre a questão do livre arbítrio e predestinação:

"É importante distinguir duas formas de determinismo, rígido e moderado. 
Determinismo rígido                        Determinismo moderado
Ação é causada por  Deus                      Ação não é causada Deus. 
Deus é a única causa.                     Deus é a causa primária; seres humanos são a causa                                                             secundária.
O livre-arbítrio humano  é eliminado.     O livre-arbítrio humano é compatível com                                                                                 soberania.

O determinismo moderado às vezes é chamado compatibilismo,]á que é “compatível” com o livre ar- bítrio (autodeterminismo). Apenas o determinismo rígido é incompatível com o livre-arbítrio ou a causalidade secundária do agente humano livre."

 A onisciência não faz com que todo evento seja causado diretamente por Deus: 
  • É verdade que tudo que Deus [exceto as possibilidades] sabe deve acontecer segundo sua vontade. Senão, Deus estaria errado quanto ao que soubesse, pois a Mente onisciente não pode estar errada sobre o que sabe. 
  • Mas isso não significa que todos os eventos são determinados (i.e., causados por Deus). 
  • Deus poderia simplesmente determinar que fôssemos seres autodeterminantes no sentido moral. O fato de ele saber com certeza o que as criaturas livres farão com sua liberdade é suficiente para que o evento seja determinado
  • Mas o fato de Deus não as forçar a escolher é suficiente para estabelecer que as ações livres humanas não são determinadas (causa- das) por outra pessoa. Deus determinou o fato da liberdade humana, mas as criaturas livres executam as ações da liberdade humana." (Enciclopédia de Apologética- Norman Geisler)

Veja em preto os argumentos das Testemunhas de Jeová e a resposta em vermelho. 

http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2011006

...A Bíblia revela as qualidades de Jeová para nós. Essas qualidades tornam impossível que ele tenha qualquer coisa a ver com o pecado. Jeová “ama a justiça e o juízo”, diz o Salmo 33:5. Assim, Tiago 1:13 observa: “Por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém.” Por justiça e consideração, Deus disse a Adão: “De toda árvore do jardim podes comer à vontade. Mas, quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não deves comer dela, porque no dia em que dela comeres, positivamente morrerás.” (Gênesis 2:16, 17) O primeiro casal podia escolher entre a vida eterna e a morte. Será que não seria hipocrisia da parte de Deus alertá-los contra um pecado específico já sabendo que eles fracassariam? Sendo alguém que “ama a justiça e o juízo”, Jeová não teria dado a eles a oportunidade de escolher algo que na verdade já estava definido.

Resposta:
1- Não. Pois na verdade pela onisciência de Deus ele  previu o uso errado do livre arbítrio. A onisciência de Deus não define os acontecimentos, caso contrário os habitantes de Sodoma e de Tiro e Sidon teriam se arrependido, fato que não aconteceu!! Sendo assim esta argumentação do Corpo governante das Testemunhas de Jeová é uma falácia!!
Mateus 11:23  Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje.
Lucas 10:13  Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido, assentadas em pano de saco e cinza.

2- Deus ao mesmo tempo que sabia que eles iriam pecar providenciou a salvação a eles, por meio da morte de Cristo, antes mesmo da criação do mundo, da mesma forma sabe quem será salvo ou não desde então:
Apocalipse 13:8  e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
Efésios 1:4  assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
Apocalipse 17:8  a besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição. E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo, se admirarão, vendo a besta que era e não é, mas aparecerá.
1 Pedro 1:20  conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós
João 17:24  Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.



....Será que esse bondoso Soberano seria tão cruel a ponto de providenciar um belo lar para os humanos sabendo que este lhes seria tirado? Não. Nosso Criador justo e bom não é o culpado pela rebelião do homem.
Resposta:
Isso não é crueldade e sim Justiça. Deus ao mesmo tempo que sabia que eles iriam pecar providenciou a salvação a eles, por meio da morte de Cristo, antes mesmo da criação do mundo, da mesma forma sabe quem será salvo ou não desde então:
Apocalipse 13:8  e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
Efésios 1:4  assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
Apocalipse 17:8  a besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição. E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo, se admirarão, vendo a besta que era e não é, mas aparecerá.
1 Pedro 1:20  conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós
João 17:24  Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.


...Assim, não faria sentido que um Deus sábio, depois de criar um impressionante Universo e uma infinidade de obras maravilhosas na Terra, trouxesse à existência, sob os olhares de seus filhos angélicos, duas criaturas ímpares sabendo que elas fracassariam. Com certeza, planejar algo trágico assim não teria lógica.
Resposta:
Deus não planejou fatalisticamente a queda de Adão e Eva.
Adão e Eva escolheram pecar. Deus não poderia impedir Adão e Eva de pecar a não ser que Ele retirasse dele o livre arbítrio. 
Seria ilógico um Deus todo sábio não fazer nada em relação ao pecado. Por isso antes da existência do homem fez um plano redentor!!
Apocalipse 13:8  e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
Efésios 1:4  assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
Apocalipse 17:8  a besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição. E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo, se admirarão, vendo a besta que era e não é, mas aparecerá.


....A capacidade de escolher usar ou não a presciência pode ser ilustrada por um recurso da tecnologia moderna. Alguém que gravou um evento esportivo tem a opção de assistir os momentos finais da partida a fim de saber o resultado. Mas ele não precisa fazer isso. Quem poderia criticá-lo se ele escolhesse assistir a partida inteira, desde o começo? De maneira similar, o Criador pelo visto preferiu não ver como as coisas terminariam. Ele preferiu esperar e ver como seus filhos na Terra se comportariam à medida que os eventos ocorressem"

Resposta:
1-Essa analogia não tem nada a ver com o que a Bíblia diz sobre o conhecimento de Deus, pois ela diz que nada está encoberto perante Deus

2-como já demonstramos não existe incompatibilidade entre onisciência e livre arbítrio:

Hebreus 4:13 E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.
1 Crônicas 28:9 Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre.
Salmos 139:3 Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.
Jeremias 20:12 Tu, pois, ó SENHOR dos Exércitos, que provas o justo e esquadrinhas os afetos e o coração, permite veja eu a tua vingança contra eles, pois te confiei a minha causa.
Salmos 26:2 Examina-me, SENHOR, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos.
Salmos 139:23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos;
Provérbios 21:2 Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o SENHOR sonda os corações.
Romanos 8:27 E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.
Apocalipse 2:23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.
João 21:17 Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.
Mateus 6:8  Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.
Mateus 6:32  Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
Mateus 10:30  E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados.
Jó 11:11  Porque ele conhece os homens vãos e, sem esforço, vê a iniqüidade.
Jó 34:21  Os olhos de Deus estão sobre os caminhos do homem e vêem todos os seus passos.
Salmos 14:2  Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus.
Salmos 33:13  O SENHOR olha dos céus; vê todos os filhos dos homens;
Salmos 33:14  do lugar de sua morada, observa todos os moradores da terra,
Salmos 33:15  ele, que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras.
Salmos 33:16  Não há rei que se salve com o poder dos seus exércitos; nem por sua muita força se livra o valente.
Salmos 33:18  Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia,
Salmos 102:19  que o SENHOR, do alto do seu santuário, desde os céus, baixou vistas à terra,
Salmos 139:1  SENHOR, tu me sondas e me conheces.
Salmos 139:2  Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.
Salmos 139:3  Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.
Salmos 139:4  Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda.
Provérbios 5:21  Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele considera todas as suas veredas.
Provérbios 15:3  Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.
Isaías 29:15  Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do SENHOR, e as suas próprias obras fazem às escuras, e dizem: Quem nos vê? Quem nos conhece?
Jeremias 17:10  Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.
Amós 4:13  Porque é ele quem forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual é o seu pensamento; e faz da manhã trevas e pisa os altos da terra; SENHOR, Deus dos Exércitos, é o seu nome.
Lucas 16:15  Mas Jesus lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece o vosso coração; pois aquilo que é elevado entre homens é abominação diante de Deus.
Atos 1:24  E, orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual destes dois tens escolhido
1 Ts 2:4  pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração.
Hebreus 4:13  E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.
Apocalipse 2:23  Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras
Salmos 56:8  Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?
Isaías 41:22  Trazei e anunciai-nos as coisas que hão de acontecer; relatai-nos as profecias anteriores, para que atentemos para elas e saibamos se se cumpriram; ou fazei-nos ouvir as coisas futuras.
Isaías 41:23  Anunciai-nos as coisas que ainda hão de vir, para que saibamos que sois Deus; fazei bem ou fazei mal, para que nos assombremos, e juntamente o veremos.
Isaías 44:7  Quem há, como eu, feito predições desde que estabeleci o mais antigo povo? Que o declare e o exponha perante mim! Que esse anuncie as coisas futuras, as coisas que hão de vir!
Isaías 44:8  Não vos assombreis, nem temais; acaso, desde aquele tempo não vo-lo fiz ouvir, não vo-lo anunciei? Vós sois as minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.
Jeremias 1:5  Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.

http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200001549  acesso em 23/03/2015
"O exercício seletivo da presciência. 
A alternativa ao predestinacionismo, o exercício seletivo ou criterioso dos poderes de presciência de Deus, teria de harmonizar-se com as normas justas do próprio Deus e ser coerente com o que ele revela sobre si mesmo em Sua Palavra.
 Em contraste com a teoria do predestinacionismo, diversos textos apontam para um exame, por parte de Deus, de dada situação então existente e para uma decisão feita à base de tal exame.
Assim, em Gênesis 11:5-8 Deus é descrito como voltando sua atenção em direção à terra, examinando a situação em Babel, e, naquele tempo, determinando a ação a ser tomada para interromper o projeto injusto em andamento ali. Depois que a iniqüidade se desenvolveu em Sodoma e Gomorra, Jeová informou Abraão de sua decisão de investigar (por meio de seus anjos) para “ver se de fato agem segundo o clamor sobre isso, que tem chegado a mim, e se não for assim, ficarei sabendo disso”. (Gên 18:20-22; 19:1) Deus falou de ‘familiarizar-se com Abraão’, e, quando Abraão foi ao ponto de tentar sacrificar Isaque, Jeová disse: “Pois agora sei deveras que temes a Deus, visto que não me negaste o teu filho, teu único.” — Gên 18:19; 22:11, 12; compare isso com Ne 9:7, 8; Gál 4:9.
Resposta:
1- Muitos textos mostram que antes que existisse uma situação Deus decidiu fazer algo
Apocalipse 13:8  e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
Efésios 1:4  assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
Apocalipse 17:8  a besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição. E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo, se admirarão, vendo a besta que era e não é, mas aparecerá.
Jeremias 1:5  Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.

2-- Gn 22:11 e 18:21 fala em saber por experiência vivida e não por onisciência. Pois o termo hebraico também tem esse significado.
Gn 22:11 ¶ Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui!
12  Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei ( edy yada‘) que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho.

21  Descerei e verei se, de fato, o que têm praticado corresponde a esse clamor que é vindo até mim; e, se assim não é, sabê-lo-ei edy yada‘).

O Léxico de Strong diz:
edy yada‘
1) conhecer
1a) (Qal)
1a1) conhecer
1a1a) conhecer, aprender a conhecer
1a1b) perceber
1a1c) perceber e ver, descobrir e discernir
1a1d) discriminar, distinguir
1a1e) saber por experiência
1a1f) reconhecer, admitir, confessar, compreende'
Ou seja, Deus sabia por sua onisciência, mas soube agora, por experiência


3-A presciência não é causativa. ela não causa acontecimentos. Deus pela sua onisciência conhece possibilidades que nunca se concretizaram. Assim a onisciência não causa ou determina as coisas como erroneamente pensam as Testemunhas de Jeová
Mateus 11:23  Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje.
Lucas 10:13  Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido, assentadas em pano de saco e cinza

4- A onisciência abrange fatos e possibilidades. Deus conhece não só o que aconteceu, o que está acontecendo e que vai acontecer. Mas também o que nunca ocorreu, nem ocorrerá!!
Mateus 11:23  Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje.
Lucas 10:13  Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido, assentadas em pano de saco e cinza
1 Sm 23:11 Entregar-me-ão os homens de Queila nas mãos dele? Descerá Saul, como o teu servo ouviu? Ah! SENHOR, Deus de Israel, faze-o saber ao teu servo. E disse o SENHOR: Descerá.
12 Perguntou-lhe Davi: Entregar-me-ão os homens de Queila, a mim e aos meus servos, nas mãos de Saul? Respondeu o SENHOR: Entregarão.
13 Então, se dispôs Davi com os seus homens, uns seiscentos, saíram de Queila e se foram sem rumo certo. Sendo anunciado a Saul que Davi fugira de Queila, cessou de persegui-lo.



A presciência seletiva significa que Deus podia preferir não conhecer previamente, de forma indiscriminada, todas as ações futuras de suas criaturas. Isto significa que, em vez de toda a história a partir da criação ser apenas uma simples reprise do que já tinha sido previsto e predeterminado, Deus podia, com toda a sinceridade, colocar diante do primeiro casal humano a perspectiva de vida eterna numa terra livre de iniqüidade. As instruções que Ele deu ao seu primeiro filho humano e à sua primeira filha humana para agirem como Seus agentes perfeitos e sem pecado ao encherem a terra com seus descendentes e a transformarem num paraíso, bem como ao exercerem controle sobre a criação animal, podiam ser assim expressas como a concessão de um privilégio realmente amoroso e como seu desejo genuíno para com eles — não apenas de dar-lhes uma comissão que, da parte deles, já estivesse fadada ao fracasso. Promover Deus uma prova, por meio da “árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau”, e ter Ele criado a “árvore da vida” no jardim do Éden também não seriam atos sem sentido ou cínicos, transformados nisso por Ele ter presciência de que o casal humano pecaria e jamais poderia comer da “árvore da vida”. — Gên 1:28; 2:7-9, 15-17; 3:22-24.
Resposta:
1-A onisciência de Deus não é causativa, nem priva a pessoa da escolha!! Deus predetermina conforma A ESCOLHA DA PESSOA, e não sem a escolha dela
O fato de Deus saber que uma pessoa LIVREMENTE vai pecar não faz com que a pessoa não tenha escolhido pecar!! 
At 4:27  porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel,
28  para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram;

2- A onisciência de Deus é passiva, caso contrário, evento que Deus sabe que nunca aconteceram, se tornariam eventos reais acontecidos, o que seria um contra-senso, uma contradição.  Ver resposta a questão anterior


Reconhece-se que seria tanto hipócrita como cruel oferecer algo muitíssimo desejável a outra pessoa em condições que se sabe, de antemão, serem inatingíveis. A Palavra de Deus apresenta a perspectiva de vida eterna como alvo para todos, um alvo que é possível alcançar. Depois de exortar seus ouvintes a ‘persistir em pedir e buscar’ coisas boas junto a Deus, Jesus salientou que um pai não dá uma pedra ou uma serpente ao filho que pede pão ou peixe. Revelando o conceito de seu Pai no que tange a frustrar as esperanças legítimas duma pessoa, Jesus disse a seguir: “Portanto, se vós, embora iníquos, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem!” — Mt 7:7-11.
Assim, os convites e as oportunidades que Deus coloca diante de todos os homens, de receberem benefícios e bênçãos eternas, foram feitos de boa-fé. (Mt 21:22; Tg 1:5, 6) Ele pode, com toda a sinceridade, instar com os homens a ‘recuar da transgressão e continuar a viver’, como fez com o povo de Israel. (Ez 18:23, 30-32; compare isso com Je 29:11, 12.) Logicamente, Ele não poderia fazer isso se já soubesse de antemão que tais pessoas estavam individualmente fadadas a morrer em iniqüidade. (Veja At 17:30, 31; 1Ti 2:3, 4.) Como disse Jeová a Israel: “Nem disse eu à descendência de Jacó: ‘Procurai-me simplesmente para nada.’ Eu sou Jeová, falando o que é justo, contando o que é reto. . . . Virai-vos para mim e sede salvos, todos vós nos confins da terra.” — Is 45:19-22.
De modo similar, o apóstolo Pedro escreve: “Jeová não é vagaroso com respeito à sua promessa [a respeito do vindouro dia de prestação de contas], conforme alguns consideram a vagarosidade, mas ele é paciente convosco, porque não deseja que alguém seja destruído, mas deseja que todos alcancem o arrependimento.” (2Pe 3:9) Caso Deus já soubesse de antemão e predeterminasse, milênios antes, precisamente que pessoas receberiam a salvação eterna e que pessoas receberiam a destruição eterna, bem que se poderia perguntar quão significativa seria tal ‘paciência’ de Deus, e quão genuíno seria o Seu desejo de que ‘todos alcançassem o arrependimento’. O inspirado apóstolo João escreveu que “Deus é amor”, e o apóstolo Paulo declara que o amor “espera todas as coisas”. (1Jo 4:8; 1Co 13:4, 7) Em harmonia com esta notável qualidade divina, Deus tem de mostrar uma atitude genuinamente aberta e bondosa para com todas as pessoas, desejoso de que elas obtenham a salvação, até que elas se provem indignas, além de esperança. (Veja 2Pe 3:9; He 6:4-12.) Assim, o apóstolo Paulo fala da “qualidade benévola de Deus [que] está tentando levar-te ao arrependimento”. — Ro 2:4-6.
Por último, se por meio da presciência de Deus a oportunidade de receber os benefícios do sacrifício resgatador de Cristo Jesus já estivesse irrevogavelmente fechada para alguns, talvez para milhões de pessoas mesmo antes de nascerem, de modo que tais jamais conseguiriam provar-se dignas de tais benefícios, não se poderia dizer verazmente que o resgate foi colocado à disposição de todos os homens. (2Co 5:14, 15; 1Ti 2:5, 6; He 2:9) A imparcialidade de Deus não é, evidentemente, uma simples figura de linguagem. “Em cada nação, o homem que . . . teme [a Deus] e que faz a justiça lhe é aceitável.” (At 10:34, 35; De 10:17; Ro 2:11) Tal opção se acha real e genuinamente aberta a todos os homens para ‘buscarem a Deus, se tatearem por ele e realmente o acharem, embora, de fato, não esteja longe de cada um de nós’. (At 17:26, 27) Portanto, não existe nenhuma vã esperança ou promessa oca expressa na exortação divina contida no fim do livro de Revelação (Apocalipse), que convida: “Quem ouve diga: ‘Vem!’ E quem tem sede venha; quem quisertome de graça a água da vida.” — Re 22:17.
Resposta:
Um ser onisciente não pode errar na usa previsão. Isso é fato.
Porém, a onisciência é passiva, não é causativa; como já demonstrado acima.
A salvação é atingível por todo o que escolher aceitá-la, ou seja, está disponível a todos sem exceção. 
Porém Deus conhece todos que irão ser salvos, como também todos que não serão salvos. 



As Coisas Conhecidas de Antemão e Predeterminadas.
 Em todo o registro bíblico, o exercício da presciência e da predeterminação, por parte de Deus, é vinculado de forma coerente com seus próprios propósitos e vontade. “Propor-se” significa colocar algo diante de si como alvo ou objetivo a ser alcançado. (A palavra grega pró·the·sis, traduzida “propósito”, significa literalmente “algo colocado ou estabelecido antes”.) 
Uma vez que os propósitos de Deus infalivelmente se cumprem, ele pode saber de antemão os resultados, o cumprimento final de seus propósitos, e pode predeterminá-los, assim como os passos que Ele talvez julgue apropriado tomar para realizá-los. (Is 14:24-27) Assim, Jeová é mencionado como ‘formando’ ou ‘dando forma a’ (do  hebraico ya·tsár, aparentado com a palavra para “oleiro” [Je 18:4]) seu propósito concernente a eventos ou ações futuros. (2Rs 19:25; Is 46:11; compare isso com Is 45:9-13, 18.) Como o Grande Oleiro, Deus “opera todas as coisas segundo o modo aconselhado por sua vontade”, em harmonia com seu propósito (Ef 1:11), e “faz que todas as suas obras cooperem” para o bem daqueles que o amam. (Ro 8:28) Portanto, é especificamente com relação aos Seus próprios propósitos predeterminados que Deus “desde o princípio conta o final e desde outrora as coisas que não se fizeram”. — Is 46:9-13.
Quando Deus criou o primeiro casal humano, este era perfeito, e Deus podia contemplar o resultado de toda a sua obra criativa e declará-la ‘muito boa’. (Gên 1:26, 31; De 32:4Em vez de preocupar-se, de forma desconfiada, com quais seriam as ações futuras do casal humano, o registro diz que Ele “passou a repousar”. (Gên 2:2)

Podia fazê-lo visto que, em virtude de sua onipotência e sua sabedoria suprema, nenhuma ação, circunstância ou contingência futura poderia, de alguma forma, apresentar um obstáculo intransponível ou um problema irremediável para bloquear a realização de seu propósito soberano. (2Cr 20:6; Is 14:27; Da 4:35

Portanto, não existe base bíblica para o argumento do predestinacionismo, de que refrear-se Deus de exercer seus poderes de presciência, desta forma, colocaria em perigo os propósitos de Deus, tornando-os “sempre passíveis de serem rompidos por falta de previsão, e [que] ele tenha de continuamente submeter seu sistema a correções, quando este deixa de funcionar, por causa da contingência das ações dos agentes morais”. Este exercício seletivo de previsão tampouco daria a suas criaturas o poder de “romper as medidas [de Deus], fazer com que mude continuamente de idéia, sujeitá-lo a vexame, e colocá-lo em confusão”, como afirmam os predestinacionistas. (Cyclopædia [Ciclopédia] de M’Clintock e Strong, 1894, Vol. VIII, p. 556) Se até mesmo os servos terrestres de Deus não têm real necessidade de ficar “ansiosos quanto ao dia seguinte”, segue-se que o Criador deles, para quem poderosas nações são como “uma gota dum balde”, não sentia nem sente tal ansiedade. — Mt 6:34; Is 40:15.
Quando Deus criou o primeiro casal humano, este era perfeito, e Deus podia contemplar o resultado de toda a sua obra criativa e declará-la ‘muito boa’. (Gên 1:26, 31; De 32:4Em vez de preocupar-se, de forma desconfiada, com quais seriam as ações futuras do casal humano, o registro diz que Ele “passou a repousar”. (Gên 2:2)

Podia fazê-lo visto que, em virtude de sua onipotência e sua sabedoria suprema, nenhuma ação, circunstância ou contingência futura poderia, de alguma forma, apresentar um obstáculo intransponível ou um problema irremediável para bloquear a realização de seu propósito soberano. (2Cr 20:6; Is 14:27; Da 4:35) Portanto, não existe base bíblica para o argumento do predestinacionismo, de que refrear-se Deus de exercer seus poderes de presciência, desta forma, colocaria em perigo os propósitos de Deus, tornando-os “sempre passíveis de serem rompidos por falta de previsão, e [que] ele tenha de continuamente submeter seu sistema a correções, quando este deixa de funcionar, por causa da contingência das ações dos agentes morais”. Este exercício seletivo de previsão tampouco daria a suas criaturas o poder de “romper as medidas [de Deus], fazer com que mude continuamente de idéia, sujeitá-lo a vexame, e colocá-lo em confusão”, como afirmam os predestinacionistas. (Cyclopædia [Ciclopédia] de M’Clintock e Strong, 1894, Vol. VIII, p. 556) Se até mesmo os servos terrestres de Deus não têm real necessidade de ficar “ansiosos quanto ao dia seguinte”, segue-se que o Criador deles, para quem poderosas nações são como “uma gota dum balde”, não sentia nem sente tal ansiedade. — Mt 6:34; Is 40:15.

Resposta:
Em outras, o que as Testemunhas de Jeová querem dizer, seria assim. "O   que Deus planeja, dado o seu infinito poder se concretizará! Assim ele pode anunciar o futuro daquilo que ele planejou." 

Esta argumentação é falsa pois:
1- Se Deus não soubesse tudo como ele poderia garantir que o então denominado (arcanjo Miguel) Jesus  não se rebelasse?? ou será que esse anjo era um robô?? Deus retirou seu livre arbítrio? A infinita sabedoria de Deus e seu infinito poder não pode garantir que Jesus não pecasse, assim como não garantiu que Satanás e seus anjos pecassem. A não ser que Deus por sua onipotência e sabedoria retirasse  o livre arbítrio de Jesus.

2-Se Deus não soubesse todas as coisas como  ele profetizaria um pecado específico de uma pessoa que nem existia ainda?? como Judas Iscariotes. ? Deus teria usado seu poder para forçar Judas a traí-lo?
Salmos 41:9  Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar.

Atos 1:20  Porque está escrito no Livro dos Salmos: Fique deserta a sua morada; e não haja quem nela habite; e: Tome outro o seu encargo.
João 13:18  Não falo a respeito de todos vós, pois eu conheço aqueles que escolhi; é, antes, para que se cumpra a Escritura: Aquele que come do meu pão levantou contra mim seu calcanhar.

3- Se Deus não soubesse de tudo como garantiria que cada detalhe do evento da crucificação (especificamente o pecado dos malfeitores) previsto no Sl 22 se concretizasse sendo que nenhuma daquelas pessoas nem sequer existia??  Ou será que Deus fez com que as pessoas pecassem??
Sl 22:7  Todos os que me vêem zombam de mim; afrouxam os lábios e meneiam a cabeça:
8  Confiou no SENHOR! Livre-o ele; salve-o, pois nele tem prazer.

Marcos 15:29  Os que iam passando, blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo: Ah! Tu que destróis o santuário e, em três dias, o reedificas
Mateus 27:39  Os que iam passando blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo:
40  Ó tu que destróis o santuário e em três dias o reedificas! Salva-te a ti mesmo, se és Filho de Deus, e desce da cruz!
41  De igual modo, os principais sacerdotes, com os escribas e anciãos, escarnecendo, diziam:
42  Salvou os outros, a si mesmo não pode salvar-se. É rei de Israel! Desça da cruz, e creremos nele.
43  Confiou em Deus; pois venha livrá-lo agora, se, de fato, lhe quer bem; porque disse: Sou Filho de Deus

Sl 22:18  Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam sortes.
Lc 23:34  Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.
Jo 19:24  Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela para ver a quem caberá—para se cumprir a Escritura: Repartiram entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes. Assim, pois, o fizeram os soldados.

Salmos 22:15  Secou-se o meu vigor, como um caco de barro, e a língua se me apega ao céu da boca; assim, me deitas no pó da morte.
Salmos 69:21  Por alimento me deram fel e na minha sede me deram a beber vinagre.

Jo 19:28  Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede!
29  Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, lha chegaram à boca
Atos 13:29  Depois de cumprirem tudo o que a respeito dele estava escrito, tirando-o do madeiro, puseram-no em um túmulo.

4- O termo hebraico 'descansar' não implica que Deus tenha realmente descansado, pois a bíblia diz que ele não se cansa!
Isaías 40:28  Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.
 A preocupação e desconfiança só cabem a pessoas finitas e não oniscientes. Deus é perfeito e  a ele não cabe preocupação ou desconfiança. 
É totalmente incompatível a Onisciência  com preocupação ou desconfiança.  
Em suma não existe relação direta entre onisciência e preocupação ou desconfiança


Com relação a classes de pessoas. 
Apresentam-se também casos em que Deus deveras sabia de antemão o proceder que certos grupos, nações ou a maioria da humanidade tomariam, e, assim, predisse a trajetória básica das futuras ações deles e predeterminou qual a ação correspondente que Ele tomaria com respeito a eles. Entretanto, tal presciência ou predeterminação não priva as pessoas de tais grupos ou divisões coletivas da humanidade de exercerem o livre-arbítrio quanto ao proceder específico que seguirão. Pode-se ver isso nos seguintes exemplos:
Antes do Dilúvio dos dias de Noé, Jeová anunciou seu propósito de realizar este ato destrutivo, que resultaria na morte de humanos, bem como de animais. Todavia, o relato bíblico mostra que tal decisão divina foi tomada depois de surgirem as condições que exigiam tal medida, inclusive a violência e outras maldades. Além disso, Deus, que é capaz de ‘conhecer o coração dos filhos da humanidade’, fez um exame e constatou que “toda inclinação dos pensamentos do . . . coração [da humanidade] era só má, todo o tempo”. (2Cr 6:30; Gên 6:5) Contudo, pessoas individuais, como Noé e sua família, obtiveram o favor de Deus e escaparam da destruição. — Gên 6:7, 8; 7:1.
De modo similar, embora Deus desse à nação de Israel a oportunidade de se tornar um “reino de sacerdotes e uma nação santa” por guardar Seu pacto, cerca de 40 anos depois, quando a nação estava na fronteira da Terra da Promessa, Jeová predisse que os israelitas violariam o Seu pacto, e que, como nação, seriam abandonados por Ele. No entanto, esta presciência não deixava de ter uma base prévia, uma vez que a insubordinação e a rebelião nacionais já se tinham manifestado. Por isso Deus disse: “Bem sei a sua inclinação que hoje estão desenvolvendo antes de eu os introduzir na terra que lhes jurei.” (Êx 19:6; De 31:16-18, 21; Sal 81:10-13) Os resultados a que então levaria essa inclinação manifesta, no sentido de crescente iniqüidade, podiam ser conhecidos de antemão por Deus sem que isso o tornasse responsável por tais condições, assim como saber alguém de antemão que certa estrutura, erguida com materiais de qualidade inferior e com displicente mão-de-obra, se deteriorará não o torna responsável por essa deterioração. A regra divina dita que ‘o que se semeia é o que se colherá’. (Gál 6:7-9; compare isso com Os 10:12, 13.) Certos profetas deram avisos proféticos de expressões de julgamento predeterminadas por Deus, todos os quais baseavam-se em condições e em atitudes de coração já existentes. (Sal 7:8, 9; Pr 11:19; Je 11:20) Também neste caso, porém, as pessoas podiam acatar, como de fato algumas acataram, o conselho, a repreensão e os avisos de Deus, de modo que mereceram Seu favor. — Je 21:8, 9; Ez 33:1-20.
Resposta:
1-Como já foi dito é logico que a onisciência de Deus não contraria o fato da liberdade humana.
2-Reduzir a presciência de Deus a uma probabilidade baseada em condições já existentes é o mesmo que fazer previsões do tempo baseadas na análise das condições atuais.
3-As ações de pessoas como Ciro, Judas Iscariotes, Esaú e Jacó;  Rei Josias e os pecadores na crucificação e outros foram profetizados muito antes deles sequer existem. Logo não foram baseadas em condições e atitudes de coração já existentes.


Is 44:28  que digo de Ciro: Ele é meu pastor e cumprirá tudo o que me apraz; que digo também de Jerusalém: Será edificada; e do templo: Será fundado.
Is 45:1 Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações ante a sua face, e para descingir os lombos dos reis, e para abrir diante dele as portas, que não se fecharão.
13  Eu, na minha justiça, suscitei a Ciro e todos os seus caminhos endireitarei; ele edificará a minha cidade e libertará os meus exilados, não por preço nem por presentes, diz o SENHOR dos Exércitos.
14  Assim diz o SENHOR: A riqueza do Egito, e as mercadorias da Etiópia, e os sabeus, homens de grande estatura, passarão ao teu poder e serão teus; seguir-te-ão, irão em grilhões, diante de ti se prostrarão e te farão as suas súplicas, dizendo: Só contigo está Deus, e não há outro que seja Deus.
"As profecias de Isaías têm um peso a mais porque foram registradas com uns 200 anos de antecedência — possivelmente 150 anos antes de Ciro ter nascido! Pense nos detalhes abaixo:
  • Um homem chamado Ciro conquistaria Babilônia e libertaria os judeus. — Isaías 44:28; 45:1.
  • O rio Eufrates secaria, abrindo caminho para o exército de Ciro. — Isaías 44:27.
  • Os portões da cidade seriam deixados abertos. — Isaías 45:1."
Será que Deus usou seu poder para forçar Judas a trair Jesus, ou Deus simplesmente sabia que isto iria acontecer??
Salmos 41:9  Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar.

Atos 1:20  Porque está escrito no Livro dos Salmos: Fique deserta a sua morada; e não haja quem nela habite; e: Tome outro o seu encargo.
João 13:18  Não falo a respeito de todos vós, pois eu conheço aqueles que escolhi; é, antes, para que se cumpra a Escritura: Aquele que come do meu pão levantou contra mim seu calcanhar.

Será que Deus usou sua onipotencia e sabedoria para fazer com que Esaú fosse profano e vendesse seu direito de primogenitura?? ou ele simplesmente era onisciente??  Deus antes mesmo que se formasse esses povos já de antemão sabia o destino deles!!
Gn 25:23  Respondeu-lhe o SENHOR: Duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço.


Será que Deus usou sua onipotencia para forçar a Josias a matar os sacerdotes 3 séculos antes dele sequer existir ou Deus é onisciente?
i Rs 13:2  Clamou o profeta contra o altar, por ordem do SENHOR, e disse: Altar, altar! Assim diz o SENHOR: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que queimam sobre ti incenso, e ossos humanos se queimarão sobre ti.

Quanto ao pecadores na ocasião da crucificação ver acima



O Filho de Deus, que também podia ler o coração dos homens (Mt 9:4; Mr 2:8; Jo 2:24, 25), foi divinamente dotado de poderes de presciência e predisse condições, eventos e expressões de julgamento divino futuros. Predisse o julgamento da Geena para os escribas e os fariseus como classe (Mt 23:15, 33), mas não disse com isso que todo fariseu ou escriba estava condenado à destruição, como mostra o caso do apóstolo Paulo. (At 26:4, 5) Jesus predisse calamidades para a impenitente Jerusalém e outras cidades, mas não indicou que seu Pai tivesse predeterminado que todas as pessoas dessas cidades haviam de assim sofrer. (Mt 11:20-23; Lu 19:41-44; 21:20, 21) Ele também sabia de antemão a que levaria a inclinação e a atitude de coração da humanidade, e predisse as condições que se desenvolveriam entre os da humanidade por ocasião da “terminação do sistema de coisas”, bem como o desenrolar dos propósitos do próprio Deus. (Mt 24:3, 7-14, 21, 22) Os apóstolos de Jesus igualmente declararam profecias que manifestavam a presciência de Deus quanto a certas classes, tais como a do “anticristo” (1Jo 2:18, 19; 2Jo 7), e também o fim para o qual tais classes estão predeterminadas. — 2Te 2:3-12; 2Pe 2:1-3; Ju 4.
Resposta:
Estes exemplos apenas mostram o destino dado ás pessoas de acordo  com seus atos ao contrário dos versos específicos sobre detalhes da vida de pessoas que nem sequer existiam, como citadas anteriormente.

Com relação a pessoas. Além da presciência relativa a classes, determinadas pessoas acham-se especificamente envolvidas em previsões divinas. Estas incluem Esaú e Jacó (já mencionados), o Faraó do Êxodo, Sansão, Salomão, Josias, Jeremias, Ciro, João, o Batizador, Judas Iscariotes e o próprio Filho de Deus, Jesus.
Nos casos de Sansão, Jeremias e João, o Batizador, Jeová exerceu a presciência antes do nascimento deles. No entanto, esta presciência não especificava qual seria o destino final deles. Antes, à base de tal presciência, Jeová predeterminou que Sansão vivesse segundo o voto de nazireu e desse início à libertação de Israel da mão dos filisteus, que Jeremias servisse como profeta, e que João, o Batizador, fizesse uma obra preparatória como precursor do Messias. (Jz 13:3-5; Je 1:5; Lu 1:13-17) Ao passo que eram altamente favorecidos com tais privilégios, isto não lhes garantia a salvação eterna, nem mesmo que eles permaneceriam fiéis até a morte (embora todos os três tenham permanecido fiéis). Assim, Jeová predisse que um dos muitos filhos de Davi seria chamado Salomão, e predeterminou que Salomão seria usado para construir o templo. (2Sa 7:12, 13; 1Rs 6:12; 1Cr 22:6-19) Entretanto, embora Salomão fosse assim favorecido, tendo até mesmo o privilégio de escrever certos livros das Escrituras Sagradas, ele incorreu em apostasia em seus anos posteriores. — 1Rs 11:4, 9-11.
Semelhantemente com Esaú e Jacó, a presciência de Deus não fixou o destino eterno deles, mas, antes, determinou ou predeterminou qual dos grupos nacionais, que descenderiam dos dois filhos, obteria uma posição dominante sobre o outro. (Gên 25:23-26) Esta dominação prevista também indicava a obtenção do direito de primogenitura por parte de Jacó, direito que vinha acompanhado do privilégio de fazer parte da linhagem da qual viria o “descendente [lit.: semente]” de Abraão. (Gên 27:29; 28:13, 14) Dessa forma, Jeová Deus tornou claro que Sua escolha de pessoas para determinados fins não está presa aos costumes ou aos procedimentos usuais que se ajustam às expectativas dos homens. Tampouco são os privilégios, divinamente designados, concedidos unicamente à base de obras, o que poderia levar a pessoa a pensar que ‘adquiriu o direito’ a esses privilégios e que estes ‘lhe são devidos’. O apóstolo Paulo sublinhou este ponto ao mostrar por que Deus, pela benignidade imerecida, podia conceder às nações gentias privilégios que certa vez pareciam reservados para Israel. — Ro 9:1-6, 10-13, 30-32.
A citação de Paulo sobre o ‘amor de Jeová por Jacó [Israel] e seu ódio por Esaú [Edom]’, provém de Malaquias 1:2, 3, escrito muito depois da época de Jacó e Esaú. Assim, a Bíblia não diz necessariamente que Jeová tinha tal opinião sobre os gêmeos antes do nascimento deles. É um fato cientificamente comprovado que grande parte da disposição geral e do temperamento duma criança é determinada por ocasião da concepção, devido a fatores genéticos contribuídos pelo pai e pela mãe. É evidente que Deus pode ver tais fatores; Davi menciona Jeová como vendo “até mesmo meu embrião”. (Sal 139:14-16; veja também Ec 11:5.) Não se pode dizer até que ponto tal perspicácia divina afetou a predeterminação de Jeová com relação aos dois meninos, mas, de qualquer modo, a escolha que fez de Jacó, em lugar de Esaú, não condenou, em si, Esaú ou seus descendentes, os edomitas, à destruição. Até mesmo pessoas dentre os cananeus amaldiçoados obtiveram o privilégio de associar-se com o povo pactuado de Deus, e receberam bênçãos. (Gên 9:25-27; Jos 9:27; veja CANAÃ, CANANEU N.° 2.) Todavia, a “mudança de pensamento” que Esaú almejou seriamente alcançar com lágrimas foi apenas uma tentativa mal-sucedida de alterar a decisão de Isaque, seu pai, de que a bênção especial de primogênito permanecesse inteiramente com Jacó. Assim, isto não indicava nenhum arrependimento perante Deus por parte de Esaú quanto à atitude materialista dele. — Gên 27:32-34; He 12:16, 17.
Resposta:
1-A profecia dita por Deus prevê tanto o destino dos gêmeos quanto as nações deles advindas antes mesmo que eles sequer tivessem nascidos!!!
Gn 25:23  Respondeu-lhe o SENHOR: Duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço.

2-Temperamento não tem nada a ver com caráter!!  O temperamento tem si base genética, mas o caráter se bom ou mal não tem nada a ver com isso!!!  Isso na verdade é preconceito racial!!!  Cada um escolhe o que quer seguir, o bem ou o mal!!
Assim o caso de Esaú e Jacó mostram que somente a onisciência divina pode garantir o cumprimento da previsão de Deus!!!  pois Deus não força ningúem a obedecê-lo ou desobedecê-lo.




A profecia de Jeová a respeito de Josias exigia que algum descendente de Davi fosse assim chamado, e predizia as medidas que ele tomaria contra a adoração falsa na cidade de Betel. (1Rs 13:1, 2) Mais de três séculos depois, um rei com este nome cumpriu a profecia. (2Rs 22:1; 23:15, 16) Por outro lado, ele falhou em acatar “as palavras de Neco provenientes da boca de Deus”, e isto o levou a ser morto. (2Cr 35:20-24) Assim, embora Josias fosse predito por Deus e predeterminado para executar uma tarefa específica, ele ainda tinha livre-arbítrio, podendo escolher acatar ou desconsiderar recomendações.
Resposta:
Sim , de fato. Mas este exemplo deixa claro que Deus faz previsões específicas de ações de pessoas mesmo antes delas vieram a existência


De modo similar, Jeová predisse, com cerca de dois séculos de antecedência, que usaria um conquistador chamado Ciro para libertar os judeus de Babilônia. (Is 44:26-28; 45:1-6) Mas, a Bíblia não declara que o persa a quem por fim tal nome foi dado, em cumprimento da profecia divina, tornou-se um genuíno adorador de Jeová, e a história secular mostra que ele continuou adorando deuses falsos.
Resposta:
Sim. Mas demonstra que Deus faz previsões específicas de ações de pessoas que independem da existencia delas, ao contrário do dito acima pelas Testemunhas de Jeová.


Estes casos de presciência antes do nascimento duma pessoa não colidem assim com as qualidades reveladas e os padrões anunciados de Deus. Tampouco há qualquer indício de que Deus coagisse as pessoas a agir contrário à própria vontade delas. Nos casos de Faraó, de Judas Iscariotes e do próprio Filho de Deus, não existe evidência alguma de que a presciência de Jeová tivesse sido exercida antes de a pessoa vir a existir. 
Resposta:
1-Errado. A previsão da traição de Judas foi feita séculos antes da existência dele
Salmos 41:9  Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar.

Atos 1:20  Porque está escrito no Livro dos Salmos: Fique deserta a sua morada; e não haja quem nela habite; e: Tome outro o seu encargo.
João 13:18  Não falo a respeito de todos vós, pois eu conheço aqueles que escolhi; é, antes, para que se cumpra a Escritura: Aquele que come do meu pão levantou contra mim seu calcanhar.

2-Quanto a Faraó, a simples análise de Deus quanto ao caráter de Faraó não leva a uma conclusão inequívoca de que ele não deixaria o povo sair. Apenas um ser onisciente pode prever tais ações. E de qualquer forma o fato de Deus com antecedência a ação futura de Faráo deixaria ele sem o direito de escolha. Pois é baseado nisto que as Testemunhas de Jeová negam a onisciência de Deus.

Êxodo 3:19  Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se não for obrigado por mão forte.



Estes casos específicos ilustram certos princípios referentes à presciência e à predeterminação de Deus.
Um de tais princípios é que Deus testa as pessoas por provocar ou permitir certas situações ou acontecimentos, ou por fazer com que tais pessoas ouçam suas mensagens inspiradas, resultando em elas se verem forçadas a exercer seu livre-arbítrio para tomar uma decisão e assim revelar uma atitude definida de coração, discernida por Jeová. (Pr 15:11; 1Pe 1:6, 7; He 4:12, 13
De acordo com a maneira como as pessoas reagem, Deus também pode moldá-las no proceder que escolheram de livre e espontânea vontade. (1Cr 28:9; Sal 33:13-15; 139:1-4, 23, 24) Assim, “o coração do homem terreno” primeiro se inclina em certa direção antes de Jeová dirigir os passos dessa pessoa. (Pr 16:9; Sal 51:10)
 Sob prova, a condição de coração da pessoa pode ficar fixa, quer endurecida na injustiça e na rebelião, quer firmada em inquebrantável devoção a Jeová Deus e a fazer a Sua vontade. (Jó 2:3-10; Je 18:11, 12; Ro 2:4-11; He 3:7-10, 12-15
Tendo chegado a esse ponto por livre escolha, o resultado final do proceder da pessoa pode ser então conhecido de antemão e predito sem qualquer injustiça e sem violar o livre-arbítrio do homem. — Veja Jó 34:10-12. O caso do fiel Abraão, já considerado, ilustra esses princípios.
Resposta:
1-Como já foi provado pessoas como Judas, Ciro, Esaú e Jacó, as pessoas e soldados na crucificação, tiveram suas ações e destinos previstos mesmos antes de nascerem ou saírem da barriga de suas mães (Jacó e Esaú), e isto é graças a Onisciência de Deus.
2- O caso de Abrão não mostra este princípio apenas porque Deus estava na forma humana e passou a saber de maneira experencial e não pro meio de sua onisciência.

 Um caso contrastante é o do insensível Faraó, do Êxodo. Jeová sabia de antemão que Faraó se recusaria a permitir que os israelitas saíssem, “exceto por mão forte” (Êx 3:19, 20), e predeterminou a praga que resultou na morte dos primogênitos. (Êx 4:22, 23) A consideração feita pelo apóstolo Paulo sobre os modos de Deus lidar com Faraó é com freqüência entendida incorretamente como significando que Deus endurece de modo arbitrário o coração de algumas pessoas, segundo Seu propósito predeterminado, sem considerar a inclinação anterior, ou a atitude de coração, da pessoa. (Ro 9:14-18) Igualmente, de acordo com muitas traduções, Deus avisou Moisés de que ‘endureceria o coração de Faraó’. (Êx 4:21; compare isso com Êx 9:12; 10:1, 27.) Não obstante, algumas traduções vertem o relato hebraico de modo que reze que Jeová “permitiu que o coração [de Faraó] se tornasse ousado” (Ro); “deixou o coração de Faraó ficar obstinado”. Êx 9:12; 10:27  (NM) Em apoio a tal versão, o apêndice da tradução de Rotherham mostra que, em hebraico, a ocasião ou a permissão de um evento é muitas vezes apresentada como se fosse a causa do evento, e que “até mesmoordens positivas devem ocasionalmente ser aceitas como não significando nada mais do que uma permissão”. Assim, em Êxodo 1:17, o texto hebraico original diz literalmente que as parteiras “fizeram os meninos viver”, ao passo que na realidade elas permitiram que eles vivessem por refrearem-se de matá-los. Depois de citar os hebraístas M. M. Kalisch, H. F. W. Gesenius e B. Davies em apoio, Rotherham declara que o sentido hebraico dos textos que envolvem Faraó é de que “Deus permitiu que Faraó endurecesse seu próprio coração — poupou-o — deu-lhe a oportunidade, a ocasião, de desenvolver a iniqüidade que existia nele. Só isso”. — The Emphasised Bible (A Bíblia Enfatizada), apêndice, p. 919; compare isso com Is 10:5-7.
Este entendimento é corroborado pelo fato de que o registro mostra definitivamente que o próprio Faraó “endureceu o seu coração”. (Êx 8:15, 32IBB; “fez o seu coração insensível”,NM) Ele exerceu assim sua própria vontade e seguiu sua própria inclinação obstinada, tendo Jeová previsto e predito com exatidão os resultados de tal inclinação. As repetidas oportunidades que Jeová fornecera a Faraó obrigaram-no a tomar decisões, e, ao assim fazer, ele endureceu sua atitude. (Veja Ec 8:11, 12.) Como mostra o apóstolo Paulo, por citar Êx 9:16, Jeová permitiu que o assunto se desenvolvesse dessa forma até a plena extensão das dez pragas, a fim de manifestar o Seu próprio poder e fazer com que Seu nome fosse conhecido em toda a terra. — Ro 9:17, 18.
 Resposta:
 1-Como já dito a simples análise do passado e presente de Faraó não pode servir de base para uma previsão inequívoca das escolhas de Faraó, pois o próprio conceito de livre arabítrio é o poder da escolha contrária.

2-A análise do passado e presente de Faraó apenas daria uma probabilidade com algum grau de certeza, mas nunca 100% de certeza.

3- Mesmo que Deus tivesse feito a previsão não com base na onisciência do futuro, mas sim com base no presente ainda assim volta ao problema inicial: uma ação prevista tornaria o fato determinado e portanto privaria a escolha da pessoa! (isso com base na argumentação do corpo governante para negar a onisciência de Deus). A única forma de conciliar a previsão com a liberdade é aceitar que a previsão é passiva!!


Predestinou Deus a Judas para trair Jesus, a fim de cumprir profecias?
O proceder traiçoeiro de Judas Iscariotes cumpriu profecias divinas e demonstrou a presciência de Jeová, bem como a de seu Filho. (Sal 41:9; 55:12, 13; 109:8; At 1:16-20) Todavia, não se pode dizer que Deus predeterminou ou predestinou o próprio Judas a seguir tal proceder. As profecias prediziam que algum associado íntimo de Jesus seria seu traidor, mas não especificavam quem dentre os que partilhavam de tal associação seria este. Além disso, seria contrário aos princípios bíblicos Deus predeterminar as ações de Judas. A norma divina declarada pelo apóstolo é: “Nunca ponhas as mãos apressadamente sobre nenhum homem; tampouco sejas partícipe dos pecados de outros; mantém-te casto.” (1Ti 5:22; compare isso com 1Ti 3:6.) Jesus, evidenciando preocupação no sentido de que a escolha dos 12 apóstolos fosse feita de maneira sábia e correta, passou a noite orando ao seu Pai antes de tornar conhecida sua decisão. (Lu 6:12-16) Se Judas já estivesse divinamente predeterminado para ser traidor, isto resultaria em incoerência na direção e na orientação de Deus, e, segundo a regra, o tornaria partícipe dos pecados que ele cometeu.
Assim, parece evidente que, quando Judas foi escolhido qual apóstolo, seu coração não apresentava nenhuma evidência definida de uma atitude traiçoeira. Ele permitiu que uma ‘raiz venenosa brotasse’ e o aviltasse, resultando em seu desvio e em ele aceitar, não a orientação de Deus, mas a direção do Diabo para um proceder de roubo e de traição. (He 12:14, 15; Jo 13:2; At 1:24, 25; Tg 1:14, 15; veja JUDAS N.° 4.) Quando tal desvio já atingira certo ponto, o próprio Jesus podia ler o coração de Judas e predizer a traição dele. — Jo 13:10, 11.
É verdade que no relato de João 6:64, na ocasião em que alguns discípulos tropeçaram devido a certos ensinos de Jesus, lemos que “Jesus sabia desde o princípio [“desde o começo”, BMD] quem eram os que não criam e quem era o que o havia de trair”. Ao passo que a palavra “princípio” (gr.: ar·khé) é empregada em 2 Pedro 3:4 para referir-se ao início da criação, pode referir-se também a outras épocas. (Lu 1:2; Jo 15:27) Por exemplo, quando o apóstolo Pedro falou de o espírito santo cair sobre os gentios “assim como tinha caído também sobre nós, no princípio”, ele obviamente não se referia ao princípio de seu discipulado ou apostolado, mas, a um ponto importante de seu ministério, o dia de Pentecostes, de 33 EC, o “princípio” do derramamento do espírito santo para determinado propósito. (At 11:15; 2:1-4) Portanto, é interessante notar o seguinte comentário sobre João 6:64 no Commentary on the Holy Scriptures (Comentário Sobre as Escrituras Sagradas), de Lange (p. 227): “Princípio . . . não significa, metafisicamente, desde o princípio de todas as coisas, . . . nem desde o princípio de Sua familiarização [a de Jesus] com cada um, . . . nem desde o princípio de Seu ajuntamento dos discípulos em torno de Si, ou desde o princípio do Seu ministério messiânico, . . . mas desde os primeiros germes secretos da descrença [que causou o tropeço de alguns discípulos]. Assim também Ele conhecia Seu traidor desde o princípio.” — Traduzido para o inglês e editado por P. Schaff, 1976; veja 1Jo 3:8, 11, 12.
 Resposta:
 1-é óbvio que Judas teve liberdade e pecou por expontânea vontade.
2- A questão aqui é que Judas cumpriu profecias específicas, ações pecaminosas que estavam previstas antes dele nascer. Contrariando assim a tese das Testemunhas de Jeová que Deus prevê as ações futuras baseadas nas ações presentes!!



Predeterminação do Messias. Jeová Deus sabia de antemão e predisse os sofrimentos do Messias, a morte que ele teria, e sua subseqüente ressurreição. (At 2:22, 23, 30, 31; 3:18; 1Pe 1:10, 11) A realização de coisas determinadas pelo exercício por parte de Deus de tal presciência dependia em parte do exercício do poder pelo próprio Deus, e em parte das ações de homens. (At 4:27, 28) Tais homens, porém, voluntariamente deixaram-se vencer pelo Adversário de Deus, Satanás, o Diabo. (Jo 8:42-44; At 7:51-54) Portanto, assim como os cristãos nos dias de Paulo ‘não desconheciam os desígnios’ de Satanás, Deus previu os desejos e os métodos iníquos que o Diabo tramaria contra Jesus Cristo, o Ungido de Deus. (2Co 2:11) Obviamente, o poder de Deus podia também impedir ou até mesmo bloquear quaisquer ataques ou atentados contra o Messias que não se harmonizassem com a maneira ou o tempo profetizados. — Veja Mt 16:21; Lu 4:28-30; 9:51; Jo 7:1, 6-8; 8:59.
Resposta:
1-Se Deus só pode conhecer o que predetermina com seu poder soberano e só as ações futuras dos homens com base nas suas ações presentes, como poderia Deus garantir que o então arcanjo Miguel (Jesus) não pecasse? Já que outros anjos anteriormente falharam? Com base na liberdade foraçada pela onipotência? 

2- Como Deus poderia prever as ações pecaminosas dos homens durante a crucificação, sendo que o corpo governante diz que Deus apenas prevê ações futuras com base na análise de ações e disposições presentes? Sendo que as ações pecaminosas já estavam previstas séculos antes deles nascerem? Veja estes exemplos:

Sl 22:7  Todos os que me vêem zombam de mim; afrouxam os lábios e meneiam a cabeça:
8  Confiou no SENHOR! Livre-o ele; salve-o, pois nele tem prazer.

Marcos 15:29  Os que iam passando, blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo: Ah! Tu que destróis o santuário e, em três dias, o reedificas
Mateus 27:39  Os que iam passando blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo:
40  Ó tu que destróis o santuário e em três dias o reedificas! Salva-te a ti mesmo, se és Filho de Deus, e desce da cruz!
41  De igual modo, os principais sacerdotes, com os escribas e anciãos, escarnecendo, diziam:
42  Salvou os outros, a si mesmo não pode salvar-se. É rei de Israel! Desça da cruz, e creremos nele.
43  Confiou em Deus; pois venha livrá-lo agora, se, de fato, lhe quer bem; porque disse: Sou Filho de Deus

Sl 22:18  Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam sortes.
Lc 23:34  Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.
Jo 19:24  Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela para ver a quem caberá—para se cumprir a Escritura: Repartiram entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes. Assim, pois, o fizeram os soldados.

Salmos 22:15  Secou-se o meu vigor, como um caco de barro, e a língua se me apega ao céu da boca; assim, me deitas no pó da morte.
Salmos 69:21  Por alimento me deram fel e na minha sede me deram a beber vinagre.

Jo 19:28  Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede!
29  Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, lha chegaram à boca
Atos 13:29  Depois de cumprirem tudo o que a respeito dele estava escrito, tirando-o do madeiro, puseram-no em um túmulo.


A declaração do apóstolo Pedro de que Cristo, como o Cordeiro sacrificial de Deus, era “conhecido de antemão, antes da fundação [forma do grego ka·ta·bo·lé] do mundo [kó·smou]”, é interpretada pelos defensores da predestinação como significando que Deus exerceu tal presciência antes da criação da humanidade. (1Pe 1:19, 20) A palavra gregaka·ta·bo·lé, traduzida “fundação”, significa literalmente “lançamento para baixo” e pode referir-se à ‘concepção dum descendente [lit.: semente]’, como em Hebreus 11:11. Embora houvesse a “fundação” dum mundo da humanidade quando Deus criou o primeiro casal humano, como é demonstrado em Hebreus 4:3, 4, depois disso esse casal perdeu a posição como filhos de Deus. (Gên 3:22-24; Ro 5:12) Todavia, pela benignidade imerecida de Deus, foi-lhe permitido conceber semente e produzir descendentes, um dos quais é especificamente indicado na Bíblia como tendo obtido o favor de Deus e se colocado em posição de ser redimido e salvo, a saber, Abel. (Gên 4:1, 2; He 11:4) É digno de nota que, em Lucas 11:49-51, Jesus se refere ao “sangue de todos os profetas, derramado desde a fundação do mundo”, e tece um paralelo a isto com as palavras “desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias”. Assim, Jesus vincula Abel com a “fundação do mundo”.
O Messias, ou Cristo, havia de ser a Semente prometida através da qual todas as pessoas justas, de todas as famílias da terra, seriam abençoadas. (Gál 3:8, 14) A primeira menção de tal “descendente [lit.: semente]” surgiu depois de a rebelião no Éden já se ter iniciado, mas antes do nascimento de Abel. (Gên 3:15) Isto se deu uns 4.000 anos antes da revelação do “segredo sagrado” por meio da clara identificação de tal ‘semente’ messiânica. Assim, deveras, ‘por tempos de longa duração isso foi guardado em silêncio’. — Ro 16:25-27; Ef 1:8-10; 3:4-11.
No seu devido tempo, Jeová Deus designou seu próprio Filho primogênito para cumprir o profetizado papel de ‘semente’ e tornar-se o Messias. Não há nada que indique que esse Filho fora “predestinado” para tal papel antes mesmo de ser criado, ou antes de irromper a rebelião no Éden. Do mesmo modo, a posterior escolha dele, por parte de Deus, como o encarregado de cumprir as profecias não foi feita sem base prévia. O período de íntima associação entre Deus e seu Filho, antes de o Filho ser enviado à terra, sem dúvida resultou em Jeová ‘conhecer’ seu Filho a um grau que Ele podia estar seguro de que o Filho cumpriria fielmente as promessas e quadros proféticos. — Compare isso com Ro 15:5; Fil 2:5-8; Mt 11:27; Jo 10:14, 15; veja JESUS CRISTO (Testado e Aperfeiçoado).
 Resposta:
 Interessante é que o Corpo governante omitiu o prinicpal verso que fala sobre o plano da rendenção com a morte de Cristo ser antes da fundação do mundo!!

Apocalipse 13:8  e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
Efésios 1:4  assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
Apocalipse 17:8  a besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição. E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo, se admirarão, vendo a besta que era e não é, mas aparecerá.

14 comentários:

  1. Não entendi uma coisa.

    Você disse:Ou seja, Deus sabia por sua onisciência, mas soube agora, por experiência.

    .Por qual razão Deus preferiria saber por experiencia sobre se Abraão teria fé Nele,se o fato de saber já era suficiente para Deus assim como soube outras coisas?


    Por que Deus precisava viver essa experiencia se Ele sabia o que aconteceria?Qual o objetivo Dele viver essa experiência? Não bastava sua onisciência? Não era suficiente para sondar o coração de Abraão?



    O Deus que criou todas as coisas precisaria,necessitaria passar por uma experiência? Então Deus foi inexperiente antes da prova de Abraão? É isso mesmo?Temos uma limitação então.


    Gostaria de entender a razão.

    ResponderExcluir
  2. Eu te pergunto:
    por que Deus foi na casa de Abraão?
    Por que ele comeu carne?
    Vc acha que para ele ficar sabendo de algo precisa dele vir pessoalmente na terra ou pedir para um anjo observar?
    Deus não tinha uma experiência SENSÍVEL, ouvir pessoalmente. Conhecia apenas por sua onisciência!!
    isso de fprma alguma é limitação!!!

    Pelo contrário. eu nucna disse que Deus necessita ouvir uma coisa agora para ele tomar conhecimento!!!

    A bílbia diz que ele conhece o coração e o pensamento de todo ser humano!!!

    ResponderExcluir
  3. E o que significa Deus saber por experiência? Significa ver Abraão?Conversar com Abraão?Assistir o desenrolar do que ocorreria com os próprios olhos?

    ResponderExcluir
  4. Sim! Isto se chama Experiência sensível! (termo técnico)
    Deus não NECESSITA delas, mas neste e em outros casos assim ele fez!!

    ResponderExcluir
  5. Não foi Deus quem veio.Foram anjos no caso de Sodoma e de Abraão apenas um anjo.Deus não come carne.Ele é espírito e não se materializou.


    Gostaria de entender.Por que mesmo que Deus precisava passar por uma experiência sensível e ouvir pessoalmente?


    Até então que eu saiba o ser humano que é assim,que precisa de fé de algo material para se sintonizar melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1-Anjos são espíritos!!! Anjos não comem carne também!!!
      2- Só corpo governante entende que não foi Deus quem estava lá!!!
      TODOS OS ESCRITORES CRISTÃOS DOS PRIMEIROS SECULOS diziam que foi Deus!!
      3- Se Deus não estava lá, então ele não passou por experiência sensível!!! Pois só quem está na forma material passa por esta experiência
      4- O hebraico como mostrei tem o sentido de saber por experiência, o que foi o caso!!!
      5- Vc precisa entender que negar a onisciência de Deus não é o único meio de conciliar o livre arbítrio e a predestinação!!! por isso fiz o artigo citanto os argumentos do corpo governante!!! LEIA

      Excluir
  6. a PROPÓSITO: Apesar de não ser o assuinto principal, esta doutrina que coloca Deus totalmente separado da criação material é na verdade baseada em Platão, que foi inspiração para o gnmosticismo!! uma doutrina sim!! totalmente pagã!! VC PODE PESQUISAR!

    ResponderExcluir
  7. OU SEJA, NUNCA SE ENVOLVENDO pessoalmente com a criação!!!

    ResponderExcluir
  8. Algumas manifestações de mensageiros no AT se referem na verdade a uma manifestação do próprio Deus [teofania] ONDE ELE É ADORADO, É CHAMADO DE YAHWEH, ETC.

    E a bílbia diz que anjos não recebem adoração!!
    o conceito de adoraçaõ relativa do corpo governante, na verdade é um conceito católico e pagão!!

    ResponderExcluir
  9. "Um religioso não pode dar a desculpa dizendo que ele está somente dando uma adoração e honra 'relativa' a própria imagem, não a adorando, mas só aquele que a imagem representa". A Verdade Lhes Fará Livres, 1943, p.37,

    "Não é correto pensar que a honra dada a imagens é meramente "relativa", pois na prática...a adoração da própria imagem é real". Seja Deus Verdadeiro, 1952, p.150.

    ResponderExcluir
  10. Fica difícil entender se era o criador que estava lá pessoalmente pois o anjo fala como o criador.Veja o versículo 12 do cap 22.O anjo disse que não foi negado à ele,ao anjo,está escrito.E não há registro que o anjo estivesse em carne.


    Agora veja o versículo 15 ao 18.O anjo disse:Juro ou foi Jeová que disse:Juro?


    ResponderExcluir
  11. E o 11 do cap 22 onde mostra que o anjo estava no céu.

    ResponderExcluir
  12. Voz, luz são coisas materiais. Fótons, ondas sonoras!!!
    Anjos quanod se tornam visíveis se materializam!! Angelofania
    Deus quando se materializava= teofania. Anjos e Deus nãpo podem ser vistos na sua forma espiritual!!!
    Deus foi na casa de Abrão na fomra humana, assim como os dois anjos!!
    No caso do sacrifício era Deus em uma teofania:
    11 ¶ Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui!
    12 Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho.
    13 Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho.
    14 E pôs Abraão por nome àquele lugar—O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.
    15 ¶ Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do SENHOR a Abraão
    16 e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho,

    leia acima os versos que citei sobre o Anjo do Senhor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os gnósticos diziam que Deus não se mistura com a matéria!! Assim um demiurgo criou o mundo; e não Deus diretamente!!!!

      VEJA COMO ISSO É EXATAMENTE o que ensina o corpo governante!!

      Doutrina pagã!!! vc pode pesquisar e verá que não estou mentindo!!

      Excluir