Pesquisar este blog

Lei sobre direito autoral (9610/98)
Capítulo IV
Das Limitações aos Direitos Autorais

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra;

sábado, 19 de abril de 2014

Forma é NATUREZA, ESSENCIA - Jesus tem a natureza de Deus





Jesus tem a natureza de Deus Pai:

Em portugues se utiliza a palavra natureza como sinônimo da palavra essência PAR ASE DESCREVER A essencia divina  de cada uma das pessoas da trindade:

a PALAVRA GREGA 
MORPHE TAMBÉM SE REFERE A NATUREZA ESSENCIAL.

Fl 2: 6 diz que Jesus exista na "forma" de Deus"

Fl 2:7 diz que ele assumiu a "forma" de homem. 


Será que Jesus só aparentava ser homem ? NÃO . ELE ASSUMIU A NATUREZA HUMANA!



1-O CHAMADO "RESPEITADO ERUDITO"  (Vine) CITADO FORA DE CONTEXTO NA SENTINELA DE 1º MARÇO DE 2008 DIZ CLARAMENTE QUE ESTE TERMO SIGNIFICA ESSÊNCIA!!
Form (Noun):
morphe denotes "the special or characteristic form or feature" of a person or thing; it is used with particular significance in the NT, only of Christ, in Php_2:6,7, in the phrases "being in the form of God," and "taking the form of a servant."An excellent definition of the word is that of Gifford: "morphe is therefore properly the nature or essence, not in the abstract, but as actually subsisting in the individual, and retained as long as the individual itself exists. ... Thus in the passage before us morphe Theou is the Divine nature actually and inseparably subsisting in the Person of Christ. ... For the interpretation of 'the form of God' it is sufficient to say t

1. it includes the whole nature and essence of Deity, and is inseparable from them, since they could have no actual existence without it; and 2. that it does not include in itself anything 'accidental' or separable,


traduzindo:

"MORPHE- denota a forma ou traço especial ou característico da pessoa ou coisa. ´e utilizado com significado particular no novo testametno, somente acerca de CRISTO, em Fp 2:6-7 "sendo em forma de Deus" "tomando a forma de servo". 

DEFINIÇÃO EXCELENTE DA PALAVRA é a que Giufford oferece: O termo morphe é portanto a NATUREZA OU A ESSENCIA, não no abstrato, mas como subsistindo na verdade no indivíduo, e retido, contanto que o indivíduo exista.... Assim a passagem MORPHE THEO, É DE FATO A NATUREZA DIVINA E INSEPARAVELMENTE SUBSISTENTE NA PESSOA DE CRISTO... QUANTO A INTERPRETAÇÃO DA EXPRESSÃO forma de Deus, é suficiente dizer que:

1- inclui TODA A NATUREZA E ESSENCIA DA DEIDADE, E É INSEPARÁVEL DELAS, VSITO QUE NÃO PODE TER EXSITENCIA REAL SEM ELA

2- QUE NÃO INCLUI EM SI MESMA QUALQUER COISA ACIDENTAL OU SEPARÁVEL,ETC."



"1. morphe  denota “a forma ou traço especial ou característico" de uma pessoa ou coisa. É usado com significado particular no Novo Testamento, somente acerca de Cristo, em Fp 2.6.7. nas frases: “sendo em forma de Deus" "tomando a forma de servo". Definição excelente da palavra é a que Gifford oferece: “O termo morphe é. portanto, a natureza ou a essência, não no abstrato, mas como subsistindo na verdade no indivíduo, e retido, contanto que o indivíduo exista. \ ...] Assim, na passagem diante de nos morphe theou é, de fato. a natureza divina e inseparavelmente subsistente na Pessoa de Cristo. (...) Quanto à interpretação da expressão ‘forma de Deus', é suficiente dizer que: 
(1) inclui toda a natureza e essência da deidade, e é inseparável delas, visto que não podem ter existência real sem ela: e 

(2 ) que não inclui em si mesma qualquer coisa acidental ou separável, como determinadas maneiras de manifestação ou condições de glória e majestade, as quais podem, numa ocasião, estar presas à ‘forma’: e em outra, separadas dela. [...] “O verdadeiro significado de morphe na expressão 'form a de D e u s’ é confirmada por seu reaparecimento na expressão correspondente, 'forma de servo’. É universalmente aceito que as duas frases são diretamente antitéticas. e que. portanto a palavra ‘forma* tem de ter o mesmo sentido em ambas" (extraído dc On The incarnaríon, de Gifford. pp. 16. 19, 39). (Dicionario Vine- CPAD, 2002, p. 664)
2-OS FILÓSOFOS gregos UTILIZAVAM ESTAS PALAVRAS:
 DICIONÁRIO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA DO NT (OBRA JÁ CITADA PELAS TJ!) DIZ: NA PÁGINA 1373 

'PHYSIS ÉUMA PALAVRA QUE PERTENCE ao mundo grego das idéias. ATESTADA DESDE HOMERO, TORNOU-SE UM CONCEITO CHAVE ENTRE OS FILÓSOFOS PR-E-SOCRÁTICOS..."

o livro de filosofia "curso de filosofia" p. 86, jorge zahar editor,12ª edição diz:

"NATUREZA- em grego physis, significa em Aristóteles o PRINCÍPIO IMANENTE DE UM AGIR CONSTANTE. pode ser identificado com a essencia ou a forma, segundo alguns textos. 

"FORMA- Traduz os termos MORPHÉ E EIDOS, este último indicando mais precisametne a face- AQUILO QUE NUM SER SE MANIFESTA PERTENCENDO ESSENCIALMENTE. O ELEMENTO DETERMINANTE QUE PERMITE A MATÉRIA PRIMA SER ISTO OU AQUILO"" (IDEM)
3- O dicionário Internacional de Teologia confirma:
O en não significa que a natureza essencial de Cristo foi diferente da Sua forma (cf. Lohmeyer), como se fosse uma casca externa, ou um papel desempenhado por um ator. Significa, isto sim, que a natureza essencial de Cristo é definida como sendo natureza divina, a qual, por analogia com as religiões místicas hei., é encarada como algo que existe “em” a substância e o poder divinos (cf. E. ICásemann,
Exegetische Versuche und Besinnungen, I, 1960, 51 e segs.). De Cristo, diz-se não somente que Ele era cercado da glória de Deus, como também que tinha a mesma forma que Deus (cf. O. Cullmann, The Christology o f the New Testament, 1959, 177).
“Fora da Sua natureza humana, Cristo não tem outro modo de existência senão adivindade” (L. Cerfaux,  Cristo na Teologia de São Paulo, 1959, 387, Ed. Paulinas), Duvida-se que isto se deve entender no sentido gnóstico (cf. O. Michel, "Zur Exegese von Phil. 2, 5-11” em Theologia ais Glaubenswagnis, Festschrift Karl Heim, 1954). Diz-se deste modo divino de existência que Cristo existiu nele no passado (hyparchón>
“subsistindo”, v. 6). (Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, p. 870)

4- algumas traduções em portugues de Fl 2:6:
(NTLH) 'Ele tinha a NATUREZA de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus"

(NVI) "EMBORA SENDO DEUS..."

(BÍBLIA DE JERUSALÉM) "ELE TINHA A CONDIÇÃO DIVINA"

(NOVO TESTAMENTO VIVO) "QUE EMBORA DEUS,..."

(MATOS SOARES) "O QUAL EXISTINDO EM FORMA (OU NATUREZA) DE DEUS..."
conclusoes;

1- a PALAVRA NATUREZA E ESSENCIA SE ENCONTRAM NA B´BILIA E ERAM UTILIZADAS SIM PELA FILOSOFIA GREGA E PELOS ESCRITORES BÍBLICOS!

2- A PALAVRA MORPHE DESIGNA ATRIBUTOS ESSENCIAIS E NÃO APENAS APARENCIA, COMO OCORRE EM PORTUGUES.


Estudo completo sobre a Trindade- Jesus e o Espírito Santo
http://averacidadedafecrista.blogspot.com.br/2016/01/doutrina-da-trindade.html

1Jo 5:20 diz que Jesus é o único Deus verdadeiro

Vejamos o que diz o texto de 1 Jo 5:20 (cada nº se refere a uma palavra grega):  
Jesus é chamado de verdadeiro 3 vezes:

1 Jo 5:20    Também <1161> sabemos <1492> (5758) que <3754> o Filho <5207> de Deus <2316> é vindo <2240> (5719) e <2532> nos <2254> tem dado <1325> (5758) entendimento <1271> para <2443> reconhecermos <1097> (5725) o
verdadeiro <228>; e <2532> estamos <2070> (5748) no <1722> verdadeiro <228>, em <1722> seu <846> Filho <520. Este <3778> é <2076> (5748) o verdadeiro <228> Deus <2316> e <2532> a vida <2222> eterna <166>.

1- veja QUE O VERDADEIRO SE REFERE A JESUS: (Strong) 
1722 en (no)

"preposição primária denotando posição (fixa) (de lugar, tempo ou estado), e (por implicação) instrumentalidade (mediana ou construtivamente), i.e. uma relação do descanso (intermédia entre 1519 e 1537); TDNT-2:537,233; prep

1) em, por, com etc.
 
ou seja Jesus é chamado de Verdadeiro

2- Jesus Cristo é chamado de VIDA ETERNA na mesma carta 1 Jo 1:1-2
 
1 ¶ O que era desde o princípio, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida
2 (porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada),


3- é verdade que o pronome houtos PODE significar (ESSE, ESTE) porém a luz da evidência MOSTRA QUE houtos se refere a Jesus, pois a carta em questão CHAMA JESUS DE VIDA ETERNA E DE VERDADEIRO!!!

LOGO SE CONCLUI QUE Jesus Cristo é o VERDADEIRO DEUS E A VIDA ETERNA!

terça-feira, 15 de abril de 2014

os da grande multidão são filhos de quem?

As Testemunhas de Jeová acreditam que existem 2 castas de pessoas:
1- Grande mutlidão(estes vão morar na Terra)
2- 144000 (estes vão morar no céu)

Pergunta:
os da grande multidão são filhos de quem? 
Já que só os 144000 são filhos de Deus, SENTINELA ABRIL 2009


"...dar incio a um processo legal a fim de adotá-lo como filhos. O apostolo Paulo pertencia a esse grupo [144000}..."

"falando sobre OS FILHOS ADOTIVOS DE DEUS a bíblia declara "serão sacerdotes de Deus e do Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos"

""Deus tem escolhido dentre a humanidade um NÚMERO LIMITADO DE CRISTÃOS FIÉIS, ADOTANDO-OS COMO FILHOS" P.11 (SENTINELA, ABRIL DE 2009)

"os que nasceram de novo, os filhos adotivos de Deus" p. 12

Como podem chamar Deus de Pai se não são filhos dele!?