Pesquisar este blog

Lei sobre direito autoral (9610/98)
Capítulo IV
Das Limitações aos Direitos Autorais

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra;

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Dia dos Namorados





Origem do dia dos namorados:
a- Mundo (acasalamento dos pássaros)- 14 de fevereiro

Os costumes populares associados com o Dia de São Valentim, sem dúvida, tiveram a sua origem em uma convencional crença geralmente originária da Inglaterra e França durante a Idade Média , que em 14 de Fevereiro, ou seja, em meados do segundo mês do ano, as aves começaram a acasalar. Assim, "The Chaucer´s Parliamente of Foules" lemos:

Para isso foi enviado no dia de Seynt ValentyneQuando cada Lá vem  escolher o seu companheiro.Por esta razão, o dia foi encarado como especialmente consagrado aos amantes e como uma ocasião apropriada para escrever  cartas e bilhetes de amor. Tanto os franceses e literaturas inglesa dos séculos XIV e XV contem alusões à prática. 
Talvez o mais antigo a ser encontrado está nos 34th e 35th Ballades do poeta bilíngüe, John Gower , escrito em francês ; mas Lydgate e Clauvowe fornecem outros exemplos. Aqueles que escolheram um ao outro nestas circunstâncias parecem ter sido chamado por uns aos outros os seus namorados .Nos Cartas Paston , Dame Elizabeth Brews escreve assim, sobre um jogo que elaespera fazer de sua filha (que modernizar a ortografia), abordando o pretendente favorecido:

E, meu primo, sobre Segunda-feira é Dia de São Valentim e cada ave escolhe-se um companheiro, e se ele gostaria que você venha quinta-feira à noite, e prever que você fique até então, eu confio a Deus que haveis de falar com o meu marido e eu vou rezar para que possamos trazer o assunto a uma conclusão.(Enciclopedia Católica)  http://www.newadvent.org/cathen/15254a.htm
História da data (14 de fevereiro) - Origem do Dia de São Valentim
Valentine 's Day , também chamado de Dia de São Valentim , Dia dos Namorados . Embora houvesse vários mártires cristãos chamados Valentim , o dia , provavelmente, tomou o nome de um padre que foi martirizado sobre  270 d.C pelo imperador Claudius II Gothicus . 
Segundo a lenda, o sacerdote assinou uma carta para a filha do seu carcereiro , a quem ele tinha amizade e com quem ele havia se apaixonado , "de seu Valentine ". O feriado também teve origem no festival romano de Lupercalia , realizada em meados de fevereiro . O festival , que comemorou a chegada da primavera , incluía ritos de fertilidade e o emparelhamento de mulheres com homens, por sorteio. No final do século 5 , o Papa Gelásio I substituíu Lupercalia pelo Dia de São Valentim . Ele chegou a ser comemorado como um dia de romance por volta do século 14(Enciclopedia Britânica)


 "Um bispo da Igreja Católica, São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II. Porém, o bispo desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônio, porém de forma secreta. Foi preso pelos soldados e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, recebeu vários bilhetes e cartões, de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento. O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270. 
Em sua homenagem, esta data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor. A comemoração passou a ser realizada todo 14 de fevereiro, principalmente, na Europa e, posteriormente (século XVII), nos Estados Unidos."


b- Brasil
No Brasil, o dia teve uma origem comercial, em 1948, quando a rede de lojas Clipper percebeu que durante o mês de junho sempre ocorria uma queda nas vendas relacionada à ausência de uma data comemorativa no mês. 

Para reverter essa situação, a empresa contratou o publicitário João Dória, que teve a ideia de copiar o Valentine’s Day e escolheu o dia 12 de junho para as comemorações. 


A data não foi escolhida por acaso. 

No Brasil, as mulheres, esperançosas na busca de um amor, homenageiam o Santo Antônio, o “santo casamenteiro”, no dia 13 de junho. 

Então a escolha do Dia dos Namorados ficou para um dia antes destas homenagens ao santo do amor. A estratégia de Dória surtiu efeito com o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”, o que alavancou as vendas da loja e criou a tradicional troca de presentes da data.(Almanaque Brasil)


"O 14 de fevereiro é conhecido no mundo todo como "o dia mais romântico do mundo". Chamado "Valentine's Day" (ou Dia de São Valentim), a data celebra o que é conhecido no  como Dia dos Namorados.
Mas por aqui ele não é comemorado hoje - aliás, nem perto disso. Desde 1948, o país celebra essa data romântica em 12 de junho. Ela coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro, mas o motivo para isso tem pouco a ver com o significado religioso - foi exclusivamente comercial."
http://www.bbc.com/portuguese/geral-38973884


Veja os argumentos do corpo governante das Testemunhas de Jeová para não comemorarem tal dia:
Despertai 92 8/2 32
O dia de São Valentim — qual a sua origem?
JÁ ENVIOU ou recebeu um cartão ou um presente no dia de São Valentim? Em muitos países é costume enviá-los em 14 de fevereiro, Dia de São Valentim [‘Dia dos Namorados’]. Supõe-se que este dia seja celebrado pelos que se amam. Mas como se iniciou este costume?
O Dicionário de Frases e Fábulas, de Brewer (em inglês), diz: “Valentim, São. Sacerdote de Roma, que foi preso por ajudar os cristãos perseguidos. Ele se converteu e, . . . foi morto a pauladas. Seu dia é comemorado em 14 de fevereiro . . .
“O antigo costume de se escolher Valentins [namorados] tem apenas relação acidental com [o] santo, sendo basicamente um vestígio da antiga festa romana chamada Lupercais . . . ou da associação com a época de acasalamento dos pássaros. Era marcada por se dar presentes, e hoje em dia por se enviar um cartão no qual aparecem representações de cupidos, corações flechados, etc.”
E o que tem a ver Cupido com o Dia de São Valentim? A mesma fonte diz: “Cupido (em lat[im] cupido, desejo, amor). O deus romano do amor, identificado com o deus grego Eros. Usualmente é representado como um belo menino com asas, de olhos vendados e carregando arco e flechas.”
A Enciclopédia World Book dá informações adicionais, apresentando diversas teorias sobre a origem dos costumes do Dia de São Valentim. “De acordo com uma história, no terceiro século de nossa era, o imperador romano Cláudio II proibiu os homens jovens de se casarem. O imperador achava que os solteiros eram soldados melhores. Um sacerdote chamado Valentim desobedeceu a ordem do imperador e, secretamente, realizou o casamento de jovens casais. . . . Muitas histórias dizem que Valentim foi executado em 14 de fevereiro por volta de 269 A.D. Em 496 A.D., o Santo Papa Gelásio I fixou 14 de fevereiro como Dia de São Valentim.”
Independentemente da verdadeira origem do costume, é evidente que está arraigado em antigas crenças pagãs e no rol dos chamados “santos” da cristandade. O Dia de São Valentim é também uma desculpa para exploração comercial de um público não raro desinformado. — 2 Coríntios 6:14-18.


DEspertai92 8/2 32
“De seu Valentim”
NO DIA 14 de fevereiro do ano 270 E.C., um jovem romano chamado Valentim foi açoitado e decapitado por recusar-se a renunciar ao cristianismo. Para a filhinha do carcereiro que tomava conta dele e que o protegia, ele deixou um bilhete. Assinou o bilhete: “De seu Valentim.” Por séculos depois disso a frase “de seu Valentim” significava apenas amizade. Mas, por volta do ano 1400 adquiriu novo significado.
Muitos séculos antes disso, os antigos gregos acreditavam que a divindade Pã fosse o deus dos rebanhos e dos pastores. A mitologia grega diz que, quando Pã nasceu, ele era totalmente desenvolvido, tinha chifres, barba, pés de bode e rabo. Nas obras de arte é representado como sendo uma criatura voluptuosa, sensual e dançante. Com a ascensão do Império Romano, Pã foi adotado por Roma como seu deus Fauno, também chamado Luperco. Acreditava-se que sua esposa Luperca, na forma de loba, aleitou Rômulo e Remo, os fundadores e construtores da antiga cidade de Roma.
Os sacerdotes que serviam no templo deste deus-demônio eram conhecidos por lupercos. Trajados só de peles de bodes, em meados de fevereiro, estes sacerdotes saiam açoitando mulheres com correias de couro de bode, alegando que isto induziria a fertilidade. Outros ritos místicos e sexuais deste antigo festival do amor, celebrado na primavera, incluíam dar mulheres jovens aos homens por meio de sorte. Os nomes das moças eram misturados dentro de uma caixa e retirados pelos homens.
Tudo isso aconteceu, naturalmente, muitos séculos antes de Valentim ter assinado seu bilhete à sua amiguinha: “De seu Valentim.” Quando surgiu a Igreja Católica e começou a dominar sobre Roma, absorveu praticamente todas as festas pré-cristãs da Grécia e de Roma, e estava incluído nestas esse festival do amor, celebrado na primavera, do antigo deus grego Pã. E, segundo o costume da Igreja Católica de dar uma aparência cristã para encobrir a origem pagã de tais festas, chamou-o de dia de São Valentim.
Acrescentaram-se certos floreados. O jogo foi ampliado, deixando-se que as moças, por sua vez, retirassem da caixa os nomes de rapazes. O escolhido se tornava por um ano o Valentim de quem o escolhera. Na Idade Média, a véspera de Valentim e o dia após, 14 de fevereiro, eram celebrados com as mesmas folias sensuais que caracterizavam o festival pagão original. O Cupido, o deus da fertilidade, representado por um rapaz ou jovem alado, contribuía para a ocasião com suas atividades com arco e flecha. Durante o último século, cartões de Valentim com enfeites de renda e versos sentimentais foram introduzidos para ornamentar as antigas mitologias.
Assim é a paródia, ela liga os ternos sentimentos de amizade do jovem Valentim por uma criança aos ritos de fertilidade dos antigos deuses e deusas demoníacos.




Uma testemunha de Jeová disse:
Mas antes que saia comprando presentes é preciso analisar algumas circunstâncias atenuantes.
Pra começar, lembre-se que os Comerciantes paulistas escolheram um dia antes da homenagem a Santo Antonio, justamente por ele ser o santo casamenteiro. Hoje, muitas pessoas associam o Dia dos Namorados ao dia de Santo Antonio.
Segundo, embora não tenha conteúdo religioso, porém tem conteúdo comercial. Lembram que o Comércio é um dos três braços da Fera mencionada no livro de Revelação? Desta forma, será que deveríamos comemorar algo que foi criado justamente pela fera que pretende se opor ao Reino de Deus? - Rev. 13:18.
E por fim, lembremos que não fazemos parte do mundo. Não precisamos de um dia específico para mostrar o quanto amamos nossa esposa, nossas noivas ou namoradas.
Como Testemunhas de Jeová, não ficamos nos baseando no que o mundo estabelece como dia especial de alguém, ou de algo. Assim como para uma Testemunha de Jeová, todo o dia é dia das mães, dia dos pais, da mesma forma, todos os dias, devem ser o dia das nossas esposas, das nossas namoradas e noivas. - João 15:17-21.

Respostas:

1- No Brasil o foco é puramente comercial:
No Brasil, o dia teve uma origem comercial, em 1948, quando a rede de lojas Clipper percebeu que durante o mês de junho sempre ocorria uma queda nas vendas relacionada à ausência de uma data comemorativa no mês. 

Para reverter essa situação, a empresa contratou o publicitário João Dória, que teve a ideia de copiar o Valentine’s Day e escolheu o dia 12 de junho para as comemorações. 

A data não foi escolhida por acaso. No Brasil, as mulheres, esperançosas na busca de um amor, homenageiam o Santo Antônio, o “santo casamenteiro”, no dia 13 de junho. Então a escolha do Dia dos Namorados ficou para um dia antes destas homenagens ao santo do amor. A estratégia de Dória surtiu efeito com o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”, o que alavancou as vendas da loja e criou a tradicional troca de presentes da data.  http://www.almanaquebrasil.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9399:joao-doria-so-nao-criou-o-natal&catid=12959:cultura&Itemid=142



2- Mesmo que comemorássemos o dia dos namorados no dia 14 de fevereiro, ainda assim isto não significa necessariamente render homenagem a santo ou participar de crenças pagãs!! pois neste teríamos que rejeitar o bolo e aliança de casamento, ou dar flores aos mortos ou cobrir a boca ao bocejar E NÃO TRATAR POR ACUPUNTURA! ou BATIZAR
A Sentinela 92 1/9 30-31
Perguntas dos Leitores
Evitam as Testemunhas de Jeová celebrar aniversários natalícios porque este costume tinha significado religioso em tempos antigos?
A celebração de aniversários natalícios tem suas raízes na superstição e na religião falsa, mas este não é o motivo único, ou primário, de as Testemunhas de Jeová evitarem esse costume.
Alguns costumes que outrora eram de natureza religiosa já não o são em muitos lugares. A aliança, por exemplo, outrora tinha significado religioso, mas hoje em dia já não tem na maioria dos lugares. Por isso, muitos cristãos verdadeiros aceitam o costume local de usar aliança como evidência de estarem casados. Em tais assuntos, o que geralmente conta é se atualmente o costume em questão está vinculado com a religião falsa. — Veja “Perguntas dos Leitores”, em A Sentinela de 1.° de setembro de 1972 e de 15 de outubro de 1991....
Conforme até mesmo Jesus mencionou, entre o povo de Deus, o nascimento de crianças era um acontecimento abençoado e feliz. (Lucas 1:57, 58; 2:9-14; João 16:21)...


A Sentinela 2007 15/2 pp. 30-31
É verdade que o fato de um objeto, padrão ou costume ter raízes ou similaridades com antigas religiões falsas não significa necessariamente que sejam inadequados a um adorador verdadeiro. Veja o caso da romã. Uma respeitada enciclopédia bíblica diz: “A romã parece também ter sido usada como símbolo sagrado em religiões pagãs.” Mesmo assim, Deus mandou fazer bordados de romãs na bainha da veste do sumo sacerdote e figuras desses frutos decoravam as colunas de cobre do templo de Salomão. (Êxodo 28:33; 2 Reis 25:17) Além disso, a aliança de casamento já teve significado religioso. No entanto, a maioria das pessoas hoje considera as alianças apenas como sinal de que a pessoa é casada.


Despertai 2000 8/1 pp. 26-27
"O receio dos cristãos
Quando um cristão tem de decidir se adere ou não a certo costume, sua principal preocupação deve ser: qual é o conceito de Deus expresso na Bíblia? No passado, Deus condenou determinadas práticas que eram toleradas em alguns lugares, o que incluía o sacrifício de crianças, o mau uso do sangue e várias práticas sexuais. (Levítico 17:13, 14; 18:1-30; Deuteronômio 18:10) Do mesmo modo, alguns costumes comuns hoje obviamente não estão em harmonia com os princípios bíblicos. Entre eles estão as tradições associadas a feriados religiosos — Natal, Páscoa, etc. — ou a práticas supersticiosas relacionadas com o espiritismo.
E os costumes que antes estavam relacionados com práticas questionáveis mas hoje são encarados apenas como formalidade? Por exemplo, muitos costumes populares numa cerimônia de casamento — troca de alianças, bolo, etc. — podem ter tido origem pagã. Significa então que os cristãos estão proibidos de aderir a esses costumes? Será que eles precisam fazer uma análise meticulosa de todos os costumes da comunidade para verificar se em algum lugar ou em alguma época esses costumes tiveram conotação antibíblica?
Paulo frisou que “onde estiver o espírito de Jeová, ali há liberdade”. (2 Coríntios 3:17; Tiago 1:25) Deus quer que usemos essa liberdade, não como induzimento para desejos carnais, mas para treinar as faculdades perceptivas a fim de distinguir o certo do errado. (Gálatas 5:13; Hebreus 5:14; 1 Pedro 2:16) Por isso, nos assuntos em que não há nenhuma violação clara dos princípios bíblicos, as Testemunhas de Jeová não criam regras inflexíveis. Em vez disso, os cristãos devem avaliar as circunstâncias do momento e tomar uma decisão por conta própria."
[Nota(s) de rodapé]
Segundo alguns antropólogos, o buquê de flores às vezes era usado como oferta para os mortos a fim de evitar que eles perturbassem os vivos.
Alguns costumes antigos, como cobrir a boca com a mão ao bocejar e dar flores a uma pessoa enlutada, já não têm mais o significado original"


"A acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos e teve sua origem na China, há mais de 2500 anos. As raízes de sua filosofia estão nos ensinamentos tradicionais do Taoísmo, que promove a harmonia entre os humanos e o mundo a sua volta, assim como um equilíbrio entre o yin e o yang.

São vários os textos que, no decorrer dos séculos, ajudaram a promover os princípios da acupuntura. A mais antiga menção ao termo "acupuntura" pode ser encontrada no "The Nei Jing Yellow Emperors Classic of Internal Medicine", de Huang Di, que data de cerca de 300 a.C. O livro descreve várias doenças, suas origens e descrições de pontos da acupuntura. Em 260 d.C., o famoso médico Huang-Fu Mi compilou um texto de 12 volumes descrevendo a acupuntura, chamado de "Zhen Jiu Jia Yi Jing Comprehensive Manual of Acupuncture and Moxibustion". Seu livro descreve quantos dos pontos são utilizados ainda hoje, explicando sobre onde e em qual profundidade inserir cada agulha" http://saude.hsw.uol.com.br/acupuntura6.htm

 "A explicação oriental de como funciona a Acupuntura é a seguinte: a energia vital, denominada energia Qi, flui através de canais no corpo. Esta energia pode ser influenciada e equilibrada pela estimulação de pontos específicos do corpo.
Estes pontos estão localizados ao longo dos canais de energia conhecidos como meridianos, que ligam nossos órgãos principais. Segundo a teoria da Medicina Chinesa, a doença surge quando o fluxo cíclico de Qi nos meridianos se torna desequilibrado ou é bloqueado".

PARA SABER MAIS SOBRE ACUPUNTURA:
"A prática do batismo, porém, antecede à fé cristã. Era usada em Babilônia e no antigo Egito, onde se achava que as águas frias do Nilo aumentavam a força e concediam imortalidade. Também os gregos acreditavam que o batismo pudesse causar a regeneração ou pudesse conseguir a imortalidade para o iniciado" A Sentinela 1 de abril de 1993


3- Quem instituiu o aniversário de casamento, com bolos, aneís etc. foi o mundo pagão!!!Assim não adianta dizer que não somos do mundo!!!

4- Não precisamos comemorar dia dos namorados mas não há nehuma objeção bíblica contrária:
logo se usassem o bom senso o corpo governante das Testemunhas de Jeová não condenaria o dia dos namorados!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário