Pesquisar este blog

Lei sobre direito autoral (9610/98)
Capítulo IV
Das Limitações aos Direitos Autorais

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra;

sexta-feira, 29 de março de 2013

O cristão, a guerra e a pena de morte.

Um cristão pode matar? ou pode ir à guerra?

Existem 3 posições: ATIVISMO,PACIFISMO, SELETIVISMO


A POSIÇÃO ATIVISTA

Esta posição explica que é sempre certo participar da guerra, pois o cristão deve Sempre obedecer ao seu governo.

1-Deus instituiu a pena de morte Gn 9:5-6; Ex 21:23-25
2- temos ser sujeitos as autoridades Rm 13:1-7; Tt 3:1; 1 Pe 2:13-14. As autoridades são ordenadas por Deus . Quem resite as autoridades resiste a Deus.
3- logo deve-se participar da guerra, se o governo assim exige.

A POSIÇÃO PACIFISTA

ESTA POSIÇÃO PREGA QUE NUNCA É CERTO PARTICIPAR DA GUERRA.

ESTA É A POSIÇÃO DAS TESTEMUNHAS DE jEOVÁ!!! COMO DOS QUAKERS, DOS ADVENTISTAS MOVIMENTO DE REFORMA E OUTROS.

1- EM GERAL SE ARGUMENTA QUE A ORDEM NÃO MATARÁS INCLUI A GUERRA. Ex 20:13
2- SOMENTE NO ANTIGO TESTAMENTO DEUS PERMITIU SEU POVO FAZER A GUERRA OU DEUS NUNCA ORDENOU A GUERRA MAS OS ESCRITORES DO ANTIGO TESTAMENTO ENTENDERAM QUE SIM, MAS ISTO FOI UM ERRO!
3- A GUERRA SE BASEIA NO ÓDIO, E É INTRINSICAMENTE ERRADA Mt 5:44
4- NÃO SE PODE RESISITIR AO MAL COM VIOLÊNCIA Mt 5:39;
5 - deve-se vencer o mal com o bem Rm 12:17-19
6-Quem lançar mão da espada a espada morrerá Mt 26:52
7- Is 2:4  ensina que não devemos participar da guerra
Conclusão : participar da guerra é errado.
“... os verdadeiros cristãos... não interferem no que os outros fazem no que diz respeito a participarem em cerimônias patrióticas, servirem nas forças armadas, unirem-se a partidos políticos, buscarem um cargo político ou votarem. Mas eles próprios adoram unicamente a Jeová, o Deus da Bíblia; dedicaram a vida sem reserva a ele e dão pleno apoio a Seu Reino.”
(Raciocínios à base das Escrituras, p. 260-261, 1985.)

POSIÇÃO SELETIVISTA

o SELETIVISMO ENSINA QUE PODE SER CERTO PARTICIPAR DE ALGUMAS GUERRAS.

o SELETIVISMO É A SÍNTESE DO ATIVISMO E DO PACIFISMO:

1- DEVEMOS ESTAR SUJEITOS AS AUTORIDADES SUPERIORES DESDE QUE ELAS CUMPRAM SEU PAPEL DE JUSTIÇA, PUNIR O MAL E FAZER O BEM.
 RM 13:4
 "ELA É MINISTRO DE DEUS PARA TEU BEM"- "PORQUE É MINISTRO DE DEUS E VINGADOR EM IRA CONTRA AQUELE QUE PRATICA O MAL" Rm 13:5

2-QUANDO AS AUTORIDADES SUPERIORES FAZEM O MAL deixam de cumprir seu papel de ministro de Deus, portanto devem ser DESOBEDECIDAS .VEJAM OS EXEMPLOS:
-A ordem de matar inocentes: Ex 1:17, 19-21; Mt 2:13-14; é errado tirar a vida de um inocente, aindaque o governo seja ordenado por Deus, mas o mandamento moralmente injustificado não ofi ordenado por ele, pelo contário, é contra a
a lei de Deus.

-A ordem de não pregar o evangelho: At 4:19-20.
Esses dois pontos(1 E 2)mostram que o ATIVISMO É ERRADO.

3- DEUS DELEGA PODER AO GOVERNO HUMANO PARA PUNIR O MAL:
RM 13:4 "ELA É MINISTRO DE D.EUS PARA TEU BEM"- 
"PORQUE É MINISTRO DE DEUS E VINGADOR EM IRA CONTRA AQUELE QUE PRATICA O MAL" Rm 13:5

4- DEIXAR DE FAZER O BEM, SALVANDO VIDAS POR EXEMPLO É PECADO 
Tiago 4:17
"Aquele que pode fazer o bem e não faz, esse peca"
Exemplos:
*Permitir que um serial killer com uma metralhadora mate crianças inocentes numa escola, sem intervenção até mesmo violenta é moralmente indesculpável.
*Um atirador de elite, num caso específico em que um bandido tem a intençaõ REAL de matar suas vítimas, ao alvejar o bandido, faz o bem aos inocentes. Se não fizer isso deixa de fazer o bem, e isso é pecado.
*Se alguém nos aviões dos atentados de 11 de setembro pude-se ter intervindo, mesmo que matando algum bandido e assim salvando milhares de vidas inocentes teria cumprido Tg 4:17.
*Se uma nação como a Alemanha Nazista, cujo objetivo era extermínio de Judeus, eslavos, negros, deficientes e homossexuais não sofresse oposição dos outros países, mesmo através da guerra, deixando a Alemanha dominar o mndo e massacrar os inocentes seria um caos incalculável e um pecado grave (pecado de omissão). Da mesma forma que os ativistas alemães que participaram da guerra em defesa dos ideias nazistas estavam errados em fazer o mal. Foi o pecado de comissão.

Estes dois pontos mostram como O PACIFISMO DEIXA DE FAZER O BEM DE SALVAR ´VITIMAS INOCENTES E COMO O ATIVISMO COM SUA SUBMISSÃO CEGA PODE FAZER UM MAL MUITO GRANDE. Deixando assim claro que o extremismo das duas posições é um erro moral.

RESUMO DA POSIÇÃO SELETIVISTA
COMO VISTO AS AUTORIDADES SUPERIORES TEM O DEVER MORAL DE :

1- CASTIGAR OS MALFEITORES
1 Pedro 2:14 "quer aos governadores como por ele enviados PARA CASTIGO DOS MALFEITORES, E PARA LOUVOR DOS QUE FAZEM O BEM."

2- FAZER O BEM "PORQUE ELA É IMINISTRO DE DEUS PARA TEU BEM' Rm 13:4

3- PUNIR O MAL, MESMO QUE SEJA DE FORMA incisiva. "Mas se fizeres o mal, teme, pois, não traz em vão A ESPADA, PORQUE É MINISTRO DE DEUS E VINGADOR EM IRA CONTA AQUELE QUE PRATICA O MAL"Rm 13:4.

4- AS ESCRITURAS NÃO FAZEM OBJEÇÃO AO CRISTÃO SER MILITAR, ATÉ PORQUE VAI ATUAR COMO AGENTE DE DEUS NAS 3 FUNÇÕES ACIMA: Não se vê na Bíblia nenhuma ordem dada à pessoas ligadas à política [cargos públicos], ou à polícia no sentido de abandonarem seus cargos: Lc 3:12-14; At 10:34-36; 16:31-36; Mt 8:5-13; Rm 16:23; Fl 4:22; Lc 1:3 [o pronome ‘excelentíssimo’ era usado para autoridades superiores At 23:26; 24:3; 26:25]. 

5-ASSIM UM CRISTÃO PODE SER MILITAR, PORÉM SÓ PODE SER SUBMISSO A AUTORIDADE QUANDO ELA AGE EM FAVOR DE DE DEUS CONTRA O MAL.

6- EM FIM, SÓ SE PODE PARTICIPAR DE UMA GUERRA, SE ESTA FOR UMA GUERRA JUSTA,
EM DEFESA DOS INOCENTES.
7- UMA GUERRA JUSTA NÃO PODE TER ALVOS CIVIS INOCENTES.
Assim por exemplo:
uM CRISTÃO QUE ESTÁ SERVINDO O SERVIÇO MILITAR DE UM PAÍS COMO A ALEMANHA NAZISTA, CUJOS OBJETIVOS SÃO ANTICRISTÃOS NÃO PODE IR A GUERRA.

Refutação de textos usados pelos pacifistas!

Is 2:4 Proibição de Serviço Militar ou Promessa de cessação de guerra?

1 ¶ Palavra que, em visão, veio a Isaías, filho de Amoz, a respeito de Judá e Jerusalém.
2  Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do SENHOR será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos.
3  Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém.
4  Ele julgará entre os povos e corrigirá muitas nações; estas converterão as suas espadas em relhas de arados e suas lanças, em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.
Isso é claramente uma profecia futura que se cumprirá no milênio, pois o texto sua a expressão: "últimos dias", "uma nação não levantará espada contra outra nação"  Será que já cessaram as guerras??
Utilizar este texto é o mesmo que dizer que devemos colocar bebês junto a cobras!!!!  Um absurdo

Is 11: 6  O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará.
7  A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi.
8  A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco.
9  Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.





Mt 26:52 é um texto em favor do pacifismo?
Mt 26:51 E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha.

52 Então Jesus disse-lhe: Mete no seu lugar a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão

53 Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?

54 Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?

55 Então disse Jesus à multidão: Saístes, como para um salteador, com espadas e varapaus para me prender? todos os dias me assentava junto de vós, ensinando no templo, e não me prendestes.

56 Mas tudo isto aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então todos os discípulos, deixando-o, fugiram.


Esse texto não pode ser utilizado em favor do pacifismo: pois:
1- Pedro agiu com violência sem justificativa, Jesus não foi nem sequer agredido fisicamente.
2- Jesus simplesmente disse que se ele ou alguem lançasse mão da espada para defendê-lo poderia até morrer em combate.
3- Ou seja trata-se de uma proibição de defesa violenta por parte dos cristãos ou de guerra em favor do cristianismo.
Lc 22:36  Então, lhes disse: Agora, porém, quem tem bolsa, tome-a, como também o alforje; e o que não tem espada, venda a sua capa e compre uma.
37  Pois vos digo que importa que se cumpra em mim o que está escrito: Ele foi contado com os malfeitores. Porque o que a mim se refere está sendo cumprido.
38  Então, lhe disseram: Senhor, eis aqui duas espadas! Respondeu-lhes: Basta!

39 ¶ E, saindo, foi, como de costume, para o monte das Oliveiras; e os discípulos o acompanharam.

Mateus 5:39 ensina literalmente oferecer a outra face?

"o próprio Jesus nunca virou a outra face. Quando ele foi atingido no rosto Jo 18:22, ele censurou os que lhe batiam dizendo "Se falei o que é correto por que me agrides? v.23. Por fim podemos dizer que o Sermão do Montanha não é favorável ao pacifismo, mas é contrario a uma postura retaliativa.Esse sermão não louva uma atitude passiva, mas condena o ativismo militante... Contudo, de forma alguma, Jesus exige que deixemos de defender nossas vidas ou as vidas de pessoas inocentes. Se fosse assim essa prática seria contraria a mesma lei acerca da qual Jesus disse que viria cumprir (Mt 5:17) (Etica cristã p.279, editora vida)
 ver EX 21:12 e 22:2

Ex 21:12 ¶ Quem ferir a outro, de modo que este morra, também será morto.

Ex 22:2  Se um ladrão for achado arrombando uma casa e, sendo ferido, morrer, quem o feriu não será culpado do sangue.



Mateus 5:39 é utilizado pelos pacifistas DE MANEIRA IRRESPONSÁVEL!
 Se Mateus 5:39 fosse aplicado ao ESTADO e AO GOVERNO HUMANO, o princípio do pacifismo, "não resisto ao mal" significaria a abolição da obrigatoriedade de cumprir a lei. NÃO HAVERIA POLICIAIS, JUÍZES E NEM PRISÕES. A SOCIEDADE TODA CAIRIA PRESA IMEDIATAMENTE NAS GARRAS DE MARGINAIS E CRIMINOSOS DE TODO TIPO, O QUE RESULTARIA EM TOTAL ANARQUIA. NADA PODERIA ESTAR MAIS LONGE DA MENTE DE CRISTO DO QUE A ESSA SELVAGERIA E BRUTALIDADE QUE GLORIFICAM A  satanás." (ENCICLOPÉDIA DE DIFICULDADES BÍBLICAS, P. 365)


1- Mt 5:35-39 refere-se ao dever do cristão como cidadão CIVIL, ou seja resolver um problema antes de entrar num tribunal e se sofrer agressão não revidar com a mesma agressividade.

2-Não deve pagar o mal com o mal Rm 12:17-19 (a vingança pertence a Deus). E o Estado é o representante de Deus em Ira para punir o mal Rm 13:4, portanto a vingança PERTENCE AO ESTADO!

3- PERCEBA Que Rm 12:17- até 13:7 faz parte do mesmo assunto:
Rm 12:17 até 13:6
7 Não torneis a ninguém mal por mal; cuidai em coisas dignas diante de todos os homens;
18 se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;
19 não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus; porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.
20 Antes se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.
21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
1 ¶ Todo o homem esteja sujeito às autoridades superiores. Pois não há autoridade que não venha de Deus; e as que há, têm sido ordenadas por Deus.
2 De modo que aquele que se opõe à autoridade, resiste à ordenação de Deus; e os que resistem, trarão sobre si condenação.
3 Os magistrados não são para temor quando se faz o que é bom, mas quando se faz o que é mau. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela;
4 porque a autoridade é ministro de Deus para o teu bem. Mas se fizeres o mal, teme; porque ela não traz debalde a espada; pois é ministro de Deus, vingador para exercer ira naquele que pratica o mal.
5 É necessário que lhe estejais sujeitos não somente por causa da ira, mas também por causa da consciência.
6 Porquanto por isso também pagais tributo; pois os magistrados estão ao serviço de Deus, atendendo constantemente a isso mesmo.
7 ¶ Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.

poder de ESPADA! (INCLUI A MORTE)
"NÃO É PRECISO SALIENTAR QUE A "ESPADA" RM 13:4 NÃO É SÍMBOLO DE PRISÃO, MAS DE PENA DE MORTE. AO COMPARECER PERANTE O SINÉDRIO SOB A PROTEÇÃO DE FESTO, DISSE PAULO:
"CASO, POIS TENHA EU´PRATICADO ALGUM MAL OU CRIME DIGNO DE MORTE, ESTOU PRONTO PARA MORRER" AT 25:11).
 ESTÁ BEM CLARO QUE ESSA PALAVRAS CONSTITUEM O RECONHECIMENTO DA PARTE DO APÓSTOLO DE QUE O ESTADO CONTINUA A DETER O PODER DE VIDA E DE MORTE, NA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA, COMO OCORRIA OS DIAS DE NOÉ GN 9:6"  (ENCICLOPÉDIA DE DIFICULDADES BÍBLICAS, P. 365)


conclusões finais
1- Deus delegou autoridade ao ESTADO (governo humano) para punir o mal e fazer justiça e fazer o bem , desde o Antigo Testamento Gn 9:6; Rm 13:1-6; 1 Pe 2:13-14.

2- Podendo até mesmo aplicar a pena de morte Rm 13:1-6; At 25:11 (depende dos cidadãos elegê-la ou não como método punitivo)

3-O ESTADO ENTÃO É O VINGADOR DO CIDADÃO DE BEM RM12:17 A RM 13:1-6, POIS É MINISTRO DE DEUS OU AGENTE DA IRA (JUSTIÇA).

4- POTANTO O CIDADÃO CIVIL A PRINCÍPIO NÃO PODE VINGAR-SE, MAS BUSCAR A VINGANÇA DO ESTADO, CASO SEJA GRAVE.

5- A BÍBLIA NÃO SE OPÓE AO CRISTÃO SER MEMBRO DO GOVERNO OU DE ORDENS MILITARES.Não se vê na Bíblia nenhuma ordem dada à pessoas ligadas à política [cargos públicos], ou à polícia no sentido de abandonarem seus cargos: Lc 3:12-14; At 10:34-36; 16:31-36; Mt 8:5-13; Rm 16:23; Fl 4:22; Lc1:3 [o pronome ‘excelentíssimo’ era usado para autoridades superiores At 23:26; 24:3; 26:25].

6- LOGO UM CRISTÃO PODE IR A GUERRA OU MATAR ALGÚEM NO EXERCICIO DE SUA FUNÇÃO COMO MILITAR, MAS SOMENTE PARA PUNIR O MAL E FAZER O BEM AOS INOCENTES (GUERRA JUSTA, CASOS EXTREMOS DE PERIGO DE MORTE A TERCEIROS E OUTROS).

7- LOGO O PACIFISMO É ERRADO E CUMPLICE DO BANDITISMO.
8- A Bíblia realmente ensina que a humanidade “está sob o poder do malígno” I Jo 5:10 NVI, pois vivem sob o pecado Jo 8:34-44; contudo os cristãos autênticos não estão mais sob o poder de Satanás Ef 2:1-8; I Jo 5:18.

Satanás só atua naqueles que não se converteram, portanto não é incompatível um cristão ser político ou votar, antes a Bíblia ensina a orarmos por aqueles que estão investidos de autoridade 2 Tm 2:1-2 “para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda piedade e dignidade”, no verso seguinte Paulo diz que para que isto aconteça, tais “homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” NVI .

José era primeiro ministro no Egito Gn 41:41-44 e também Daniel no império Babilônico Dn 2:48; 5:29 e Persa Dn 6:2 exerceu cargos políticos sem se corromper.

SE OMITIR COMO AS TESTEMUNMHAS DE JEOVÁ É DEIXAR AO CARGO DOS FILHOS DE MALÍGNO QUE FAÇAM LEIS INJUSTAS E FAÇAM O MAL.

"AQUELE QUE PODE FAZER O BEM E NÃO FAZ ESSE PECA" Tiago 4:17

Literatura recomendadaÉtica Cristã, Norma Geisler, Editora vida)

Um comentário:

  1. Já estudou sobre os "illuminattis"?Pôde perceber que quem governa o mundo é Satanás?Estude sobre eles mas sem ficar impactado e veja qual é o objetivo dasguerras deles.Não apóie essa nova ordem mundial!

    Como Pedro falou assim obedecemos:Temos que obedecer a Deus como governante antes que aos homens.At 5:29.

    ResponderExcluir