Pesquisar este blog

Lei sobre direito autoral (9610/98)
Capítulo IV
Das Limitações aos Direitos Autorais

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra;

terça-feira, 26 de março de 2013

Espírito Santo- pessoa e Deus



Veja os argumentos falsos do corpo governante:
 Livro Raciocínios p.143, 399
Que é o espírito santo?
Uma comparação dos textos bíblicos que se referem ao espírito santo indica que se fala de pessoas ficarem ‘cheias’ com tal espírito santo; que elas podem ser ‘batizadas’ com ele; e que podem ser ‘ungidas’ com ele. (Luc. 1:41; Mat. 3:11; Atos 10:38) Nenhuma destas expressões seria apropriada se o espírito santo fosse uma pessoa.
Jesus também se referiu ao espírito santo como “ajudador” (grego: pa·rá·kle·tos), e disse que este ajudador ‘ensinaria’, ‘daria testemunho’, ‘falaria’ e ‘ouviria’. (João 14:16, 17, 26; 15:26; 16:13) Não é incomum nas Escrituras que algo seja personificado. Por exemplo, diz-se que a sabedoria tem “filhos”. (Luc. 7:35) Fala-se do pecado e da morte como sendo reis. (Rom. 5:14, 21) Embora alguns textos digam que o espírito “falou”, outras passagens tornam claro que isto foi feito mediante anjos ou humanos. (Atos 4:24, 25; 28:25; Mat. 10:19, 20; compare Atos 20:23 com  21:10, 11.) Em 1 João 5:6-8, não só o espírito, mas também “a água, e o sangue” são mencionados como ‘dando testemunho’. Portanto, nenhuma das expressões encontradas nestes textos provam em si mesmas que o espírito santo seja uma pessoa.
A correta identificação do espírito santo deve ajustar-se a todos os textos que se referem a esse espírito. Com tal conceito, é lógico concluir que o espírito santo seja a força ativa de Deus. Não é uma pessoa, mas a poderosa força que Deus faz emanar de si mesmo para realizar sua santa vontade. — Sal. 104:30; 2 Ped. 1:21; Atos 4:31.
As Escrituras Sagradas nos dão o nome pessoal do Pai — Jeová. Elas nos informam que o Filho é Jesus Cristo. Mas, em parte alguma das Escrituras se dá um nome pessoal ao espírito santo.
Atos 7:55, 56 relata que Estêvão recebeu uma visão do céu, onde viu “Jesus em pé à direita de Deus”. Mas não diz ter visto o espírito santo. (Veja também Revelação 7:10; 22:1, 3.)
 w04 15/5 29-30

A Sentinela 2004, 15/5 29-30
• Como é possível contristar o espírito santo de Deus, visto que ele não é uma pessoa?
Foi o apóstolo Paulo que escreveu: “Não contristeis o espírito santo de Deus.” (Efésios 4:30) Alguns acham que essas palavras indicam que o espírito santo é uma pessoa. No entanto, publicações do “mordomo fiel” têm muitas vezes fornecido provas bíblicas e históricas de que os primeiros cristãos não criam que o espírito santo fosse uma pessoa, nem um deus igual ao Altíssimo, parte duma suposta Trindade. (Lucas 12:42) De modo que Paulo não se referiu ao espírito santo de Deus como sendo uma pessoa
O espírito santo de Deus é a sua invisível força ativa. (Gênesis 1:2) João predisse que Jesus batizaria “com espírito santo”, assim como João batizava com água. (Lucas 3:16) No Pentecostes de 33 EC, uns 120 discípulos “ficaram cheios de espírito santo” — obviamente não de uma pessoa. (Atos 1:5, 8; 2:4, 33) Esses ungidos receberam uma esperança celestial, e o espírito de Deus os guiou numa vida de fidelidade. (Romanos 8:14-17; 2 Coríntios 1:22) Esse espírito produziu frutos piedosos e os ajudou a evitar as pecaminosas “obras da carne” que poderiam resultar na desaprovação divina. — Gálatas 5:19-25.

Estudo perspicaz 1 p. 368:

Visto que Jesus era o Filho e representante direto de Deus, as coisas faladas contra ele podem também, corretamente, ser definidas como blasfêmia. (Lu 22:65) Assim, também, visto que o espírito santo, ou força ativa, emana de Deus e está intimamente relacionado com a pessoa de Deus, Jesus podia falar sobre a “blasfêmia contra o espírito”. 
Estudo perspicaz ; 2 p,34

Não é uma pessoa. Foi só no quarto século EC que o ensino de o espírito santo ser uma pessoa e parte da “Divindade” tornou-se dogma oficial da igreja. Os primitivos “pais” da igreja não ensinavam isso; Justino, o Mártir, do segundo século EC, ensinava que o espírito santo era ‘uma influência ou um modo de agir da Deidade’; Hipólito tampouco atribuiu personalidade ao espírito santo. As próprias Escrituras estão unidas em mostrar que o espírito santo de Deus não é uma pessoa, mas é a força ativa de Deus, pela qual ele realiza seus propósitos e executa sua vontade
Personificação não prova personalidade. É verdade que Jesus falou do espírito santo como “ajudador” e falou de tal ajudador como ‘ensinando’, ‘dando testemunho’, ‘dando evidência’, ‘guiando’, ‘falando’, ‘ouvindo’ e ‘recebendo’. Ao fazer isso, o grego original mostra que Jesus, às vezes, aplicava o pronome pessoal masculino a este “ajudador” (paracleto). (Veja Jo 14:16, 17, 26; 15:26; 16:7-15.) No entanto, não é incomum, nas Escrituras, que aquilo que realmente não é pessoa seja personalizado ou personificado. A sabedoria é personificada no livro de Provérbios (1:20-33; 8:1-36); e formas pronominais femininas são usadas para ela no original hebraico, como também em muitas traduções. A sabedoria é também personificada em Mateus 11:19 e em Lucas 7:35, onde é apresentada como tendo tanto “obras” como “filhos”. O apóstolo Paulo personalizou o pecado e a morte, e também a benignidade imerecida, como ‘reinando’. (Ro 5:14, 17, 21; 6:12) Fala do pecado como “recebendo induzimento”, ‘produzindo cobiça’, ‘seduzindo’ e ‘matando’. (Ro 7:8-11) Todavia, é óbvio que Paulo não queria dizer que o pecado era realmente uma pessoa.
Não tem identificação como pessoa. Visto que o próprio Deus é Espírito e é santo, e visto que todos os seus fiéis filhos angélicos são espíritos e são santos, é evidente que, se o “espírito santo” fosse pessoa, as Escrituras deveriam razoavelmente fornecer alguns meios para diferenciar e identificar tal pessoa espiritual dentre todos esses outros ‘espíritos santos’. Seria de esperar que, pelo menos, se usasse o artigo definido para ele em todos os casos onde não é chamado de “espírito santo de Deus”, ou não é modificado por alguma expressão similar. Isto pelo menos o distinguiria como O Espírito Santo. Mas, ao contrário, em grande número de casos, a expressão “espírito santo” aparece no grego original sem o artigo, indicando assim ausência de personalidade. — Veja At 6:3, 5; 7:55; 8:15, 17, 19; 9:17; 11:24; 13:9, 52; 19:2; Ro 9:1; 14:17; 15:13, 16, 19; 1Co 12:3; He 2:4; 6:4; 2Pe 1:21; Ju 20, Int e outras traduções interlineares

Refutação histórica:

Justino de Roma (Justino Mártir)  escreveu por volta do ano 155d.C:"Nós porém do Deus verdadeiríssimo, pai da justiça, do bom senso e das outras virtudes, no qual não há mistura da maldade. A ele a o Filho, ...e ao Espírito profético, nós cultuamos e adoramos..."   Justino de Roma1 apologia 6, Editora Paulus, p. 23

Atenágoras escreveu por volta do ano 177 d.C: "Com efeito, dizemos que o mesmo Espírito Santo, que opera nos que falam profeticamente  é uma Emanação de Deus, emanando e voltando como um raio de sol. Portanto, quem não se surpreenderá ao ouvir chamar de ateus indivíduos que admitem um Deus Pai, um Deus Filho e um Espírito Santo, que mostram seu poder na unidade e sua distinção na ordem? Padres Apologistas Petição em favor dos cristãos 10,p.131

Irineu de Lião escreveu por volta de 180 d.C: "E este Deus é verdadeiramente Espírito de Deus..." (Contra as Heresias 2º livro 30,8, p.228)
Desde sempre, de fato, ele tem junto de si o verbo e a sabedoria, o Filho  e o Espírito. É por meio deles e neles que fez todas as coisas, soberanamente e com toda liberdade, e é a eles que se dirige, quando diz "Façamos o homem á nossa imagem e semelhança" ( Contra as Heresias, livro IV, 20,1p. 427)

Teófilo de Antioquia escreveu por volta de 180 d.C."...são tipos da Trindade: de Deus, de seu Verbo, e de sua Sabedoria."  Nota de Rodapé: "Em são Teófilo, como em Santo Irineu (cf. Contra Her., 4:20), o Espírito Santo é dito a Sabedoria"  (Teófilo de Antioquia, Antologia dos santos padres, Edições Paulinas,  p. 106)

Tertuliano morreu em 220 d.C  "que dispõe a unidade na Trindade, e estabelece o Pai, o Filho e o Espírito Santo como três: não pela qualidade e sim pela sequência, não pela substância e sim pelo aspecto, não pelo poder mas pela manifestação, sendo pois de uma substância, de uma qualidade e de um poder,..."  ...porque Cristo é o Deus que reina sobre tudo, que ordenou a purificação do pecado, e renovou o velho homem" (Tertuliano, Contra Práxeas Antologia dos santos padres,  p.166)

Conclusão: O corpo governante acha que as pessoas hoje são idiotas a ponto de não consultar os livros!!!!
Deixa a entender que Hipólito não era trinitário, ao contrário: "o Verbo de Deus é o único ser saído de Deus; por isso é Deus, sendo substância de Deus. Quanto ao mundo, foi tirado do nada; por isso não é de Deus e é capaz de ser destruído conforme a vontade do Criador ( Hipólito,Philosophumena,Antologia dos santos padres, Edições Paulinas,  p.177)

Refutação Bíblica

O Espírito Santo é um espírito?
Interessante é que as TJ reconhecem que Deus é espírito Jo 4:24; que os anjos são espíritos Hb 1:14; que os demônios são espíritos Lc 4:35-36; reconhecendo que todos eles são seres pessoais, porém dizem que o Espírito Santo é uma ‘força’, isso é coerente?

A questão do artigo definido
 Em João 1 nos versículos 6, 12 e 18 'Deus' no grego está também sem o artigo definido, será então que Deus Pai não é uma pessoa? Indicaria isso ausência de personalidade?

A questão da expressão ser batizado no Espírito Santo 
Gl 3:27 e Rm 6:3 falam do  batismo em Cristo [do qual o batismo em água é símbolo] que acontece quando a pessoa através da habitação do Espírito Santo passa a pertencer a  Cristo. Será que Cristo não é uma pessoa? Pois o corpo governante diz que a expressão batismo não é apropriada a uma pessoa!!! 

A questão de ser derramado, ou cair etc.
Paulo usou a expressão libação (ser derramdo como oferta)
2 Timóteo 4:6  Porque eu já estou sendo oferecido {Gr. derramado como libação} por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo
usando da simbologia do Espirito Santo como chuva a bíblia fala de cair o Espírito Santo (ver símbolos abaixo)

Atos 10:44  Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
Atos 11:15  Quando, porém, comecei a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, como também sobre nós, no princípio


A questão de ver ou não o Espírito Santo:
O fato de Estevão não ter visto o Espírito Santo não prova que ele não seja uma pessoa ou Deus. Esse é o argumento do silêncio. Dizer isso é ir além do que está escrito 2 Co 4:6" não ultrapasseis o que está escrito" 
O corpo governante diz que nas visões do trono não se viu  o Espírito Santo. Na verdade Deus Pai é invisível e ninguém o viu na usa essência, mas apenas em teofanias mesmo nos casos de visões do  trono de Deus (manifestações visíveis)


1 Timóteo 6:16  o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!
Colossenses 1:15  Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;

1 Timóteo 1:17  Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém
Veja as teofanias:

Isaías 6:1  No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.
Na verdade a Bíblia diz sim que João viu Jesus na forma de um animal (todas as vezes no livro do apocalipse), um cordeiro, o que não é uma pessoas!!) e viu o Espírito Santo na forma de olhos e tochas de fogo
Apocalipse 5:6  Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra.

Apocalipse 1:4  João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono

Apocalipse 4:5  Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus.



1- O Espírito Santo é uma Pessoa (Divina).

A)- O Espírito Santo tem todos os componentes essenciais de uma personalidade: intelecto (Rm 8:26,27; I Co 2:10,11,16; etc.), sensibilidade (Rm 8:26,27; Ef 4:30; Rm 15:30; Is 63:10; etc.) e vontade (Hb 2:4; I Co 12:11; Rm 8:27; etc). Assim não se trata de personalização!!!

A palavra hebraica “ruach” pode ser traduzida por “espírito, fôlego, vento” dependendo do contexto, mas nunca por “força ativa” como faz a TNM em Gn 1:2.

B)- Associações pessoais 
                Mateus 28:19; Apocalipse 1:4,5 e II Coríntios 13:13.

C)- Atos pessoais:
·       Revela, motiva, capacita (II Pe 1:21)
·       Sonda a mente de Deus(I Co 2:10)
Conhece a mente de Deus (1 Co 2:11)
·       Fala (não somente mediante homens, mas também a homens diretamente) (Ap 22:17; At 13:2; 11:12; Ap 2:7; II Cr 18:24; At 8:29)
 2Cr 18:23,24  Por onde saiu o Espírito do SENHOR para falar a ti? Disse Micaías: Eis que o verás naquele mesmo dia, quando entrares de câmara em câmara, para te esconderes

At 11:1212  Então, o Espírito me disse que eu fosse com eles, sem hesitar. Foram comigo também estes seis irmãos; e entramos na casa daquele homem.

At 8:29  Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o


·       Testifica (Jo 15:26; Rm 8:16)
·       Impede (At 16;6,7)
·       Convence (Jo 16:8-11)
·       Glorifica a Cristo (Jo 16:14)
·       Regenera ( Jo 3:5; Tt 3;5)
·       Julga (At 15:28)
·       Advoga (Jo 14:16)
·       Convida (Ap 22:17)
·       Contende (Gn 6:3)
·       Ensina (Jo 14:26)Ne 9:20)
·       Guia (Jo 16:13)

D)-Pronomes pessoais:
Ele, Aquele, etc. João 16:8,13,14 (ekeinos).

E)- Tratamento pessoal, Ele pode ser:
·       Submetido a teste (At 5:9)
·       Entristecido (Is 63:9,10; Ef 4:30)
·       Blasfemado (Mt 12:31,32)
·       Resistido (At 7:51)
·       Insultado ( Hb 10:29)
·       Podemos mentir à Ele ( At 5:3)

F)- Nomes pessoais e títulos:
1.     Advogado, Consolador ou Ajudador (Jo 14:16,26)
2.     Espírito da verdade (Jo 14:17)
3.     Espírito de vida (Rm 8:2)
4.     Espírito de graça (Hb 10:29)
5.     Espírito de adoção (Rm 8:15; Gl 4;5,7)
6.     Espírito Santo (Ef 4:30)
7.     Espírito de Jesus (At 16:7)
8.     Espírito de Jesus Cristo (Fl 1:19)
9.     Espírito de Cristo( Rm 8:9)
10.  Espírito de Deus (I Jo 4:2; Rm 8:9)
11.  Espírito Eterno (Hb 9:14)
12.  Espírito do Senhor (Lc 4:18)
13.  Espírito da Santidade (Rm 1:4)
  •   Todo nome tem significado com por exemplo, Yhwh (aquele que existe por si mesmo), Jesus (Yhwh é salvação), etc. 
  • Assim também cada um desses nomes (títulos)revelam a própria Pessoa, sua obra, seu caráter, etc. 
  • Assim também os nomes do Espírito Santo identificam sua natureza (2,4,6,11), sua obra (1,3,13), sua Divindade (10,12), sua relação com Jesus Cristo (7,8,9), pois foi Jesus Cristo quem enviou o Espírito Santo após sua ascensão (At 16:7) e foi o Espírito Santo que inspirou as profecias messiânicas (I Pe 1:11).
  • O Espírito Santo também é chamado de Deus, Senhor e Yahweh (portanto tem nome pessoal) ver abaixo

G)- O termo “7 espíritos de Deus” se refere a plenitude da manifestação do Espírito Santo que estava sobre Jesus Cristo e foi por Ele enviado por toda a terra (Ap 1:4; 4:5;5:6; Is 11:12; Lc 4:18; Jo 16:7)
Alguns símbolos são empregados para descrever a obra do Espírito Santo:
Azeite = capacitação (At 10:38; I Sm 16:13).
Fogo = transformação e fervor (Lc 3:16; I Ts 5;19).
Água = purificação Tt 3:5
Chuva = batismo com o Espírito Santo (At 10:44; 2:17)
Pomba = paz, pureza (Lc3:22)
Rio = fonte de paz, poder, etc.(Jo 7:38,39)
Selo = segurança da salvação (Ef 1:3)
è     Jesus e o Pai são também simbolizados por: rocha, água, sombra, fogo, vento,etc. Se utiliza de matáforas ao falar deles: porta, escudo, caminho, pão etc. Tudo isso são coisas impessoais mas não torna Jesus ou Deus Pai seres impessoais!

H)- Ficar cheio do Espírito Santo é ficar cheio do poder ou “revestido de poder” (Mq 3:8; Lc 24:49; At 1:4,5,8; 2:4), é ser batizado(envolvido) com o poder do Espírito Santo
Até mesmo demônios (seres pessoais) habitam em seres humanos (Jo 13:27; Lc 22:4; Mc 1:23-25), assim também a Pessoa do Espírito Santo habita nos salvos (Jo 14:17; I Co 6:19). 

I) Gl 3:27 e Rm 6:3 falam do  batismo em Cristo [do qual o batismo em água é símbolo] que acontece quando a pessoa através da habitação do Espírito Santo passa a pertencer a  Cristo. Será que Cristo não é uma pessoa? Pois o corpo governante diz que a expressão batismo não é apropriada a uma pessoa!!! 

j)- Diante de todas estas evidências vimos que a Bíblia não “personifica o espírito santo pois nem a morte (Rm 5:14) e a sabedoria (Pv 1:20,21) possuem todas as evidências aqui apresentadas e acima disso tudo a Pessoa do Espírito Santo é Divina.

2- O Espírito Santo é Divino.
  • O Espírito Santo é o “outro Consolador-Ajudador” (Jo 14:16) outro (allos) significa outro da mesma natureza ou do mesmo tipo. 
  • Se o Espírito Santo fosse uma força o termo usado seria heteron. Sabendo que Jesus é Deus, o outro Consolador (parákleto = advogado), teria que ser uma outra Pessoa Divina (do mesmo tipo). 
  • Por isso o Espírito Santo é chamado de Deus em Atos 5:3,4 e de Senhor em II Co 3:16-18, pois Senhor no grego (kyrios) eqüivale ao hebraico Yahweh
  • Este trecho fala do ministério do Espírito (II Co 3:6,8) e fala que o Espírito é o Senhor, assim como o Pai e o Filho (Mt 4:7; Fl 2:11), ou seja o Soberano do Universo, que nos transforma segundo Sua imagem; e identifica o Espírito Santo como sendo o Senhor com quem Moisés falava e refletia glória (II Co 3:7,13), pois o versículo 17 diz; “O Senhor é o Espírito”.

A)-Títulos Divinos:
Deus (At 5:3,4); 
Senhor (II Co 3:16-18); 
16  Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado.
17  Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
18  E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.
obs: a TNM diz: "Jeová é o Espírito"
Yahweh (At 7:51 com II Rs 17:14; Jz 15:14 com 16:20; Ex 17:7 com Hb 3:7,9; At 28:25,26 com Is 6:8,9). Ou seja, o nome pessoal do Espirito Santo é yahweh.


14  Chegando ele a Leí, os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando; porém o Espírito do SENHOR de tal maneira se apossou dele, que as cordas que tinha nos braços se tornaram como fios de linho queimados, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos
Jz 16:20  E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Tendo ele despertado do seu sono, disse consigo mesmo: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei; porque ele não sabia ainda que já o SENHOR se tinha retirado dele.
Is 6:8  Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.
9 ¶ Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais.

At 29:25  E, havendo discordância entre eles, despediram-se, dizendo Paulo estas palavras: Bem falou o Espírito Santo a vossos pais, por intermédio do profeta Isaías, quando disse:
26  Vai a este povo e dize-lhe: De ouvido, ouvireis e não entendereis; vendo, vereis e não percebereis.

Ex 17:7  E chamou o nome daquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel e porque tentaram ao SENHOR, dizendo: Está o SENHOR no meio de nós ou não?
7 ¶ Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz,
8  não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto,
9  onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos.


2 Rs 17:14  Porém não deram ouvidos; antes, se tornaram obstinados, de dura cerviz como seus pais, que não creram no SENHOR, seu Deus.
51 ¶ Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis.

B)- Relacionamento com as outras Pessoas da Trindade:
Fórmula batismal (Mt 28:19); bênção apostólica (II Co 13:13); distribuição dos dons (I Co 12); criação (Gn 1:1,26); confusão das línguas (Gn 11:7); saudação de Apocalipse (Ap 1:4,5).
C)- Atributos Divinos:
 Onisciência (I Co 2;10,11; Rm 8:26,27); 
1 Co 2:10  Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.
11  Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus
Onipresença (SL139:7;I Co 3:16; Jo 14:17); 
Onipotência (Lc 1:35; At 1:8; Rm 15:13,19); 
Eterno (Hb 9:14); 
Criador (Jó 33:4*; Gn 1:1,26; Sl 104:30); 
Santo (Is 63:10; Sl 51:11; Rm 15:16); 
Bom (Sl 143;10; Ne 9;20); 
A verdade  (Jo 14:17; 15:26); 
Dá vida eterna (Gl 6:8); 
Guia (Sl 143:10; Is 63;14; Rm 8:14; Gl 5:18); 
Santificador (Rm 15:16; I Pe 1:2); 
Autor do novo nascimento (Jo 3:5,6; Tt 3:5); 
Distribuidor dos dons (I Co 12:7-11); 
Salvador (Tt 3:4,5; Jo 3:8) e 
Mestre (Jo 14:26).* A palavra espírito ou Espírito no hebraico é ruach e pode significar também vento, sopro, compare Jó 33:4 com Salmo 33:6 e João 20:22. O grego antigo não tinha letras maiúsculas, portanto a tradução Espírito ou espírito depende do contexto, se for referente ao Espírito Santo traduz-se com iniciais maiúsculas. Devido a isto há pequenas variações nas diversas versões.

Um comentário: